Publicidade

O que é que sabe sobre o chá?

Publicidade

Tomar uma chávena de chá pela manhã ajuda a melhorar a disposição para o dia, e uma chávena à noite ajuda a ter um sono mais relaxante.

O que é que sabe sobre o chá?

O chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água. A história do chá começa na China há mais de dois mil anos antes de Cristo e tudo indica que surgiu de forma acidental e depois disso a bebida espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Publicidade

O que muitas pessoas não sabem sobre o chá é o efeito que pode causar no nosso organismo.

Quando a bebida é feita com ervas, especiarias, flores e frutas, ela deve ser chamada de infusão, por este motivo o chá é uma infusão de uma planta. Há sempre vantagens em tomar o chá certo. Eles costumam ser saborosos e indicados para combater diversos problemas de saúde. Além de que aquecem o corpo em dias mais frios e também servem de acompanhamento para as refeições.

Os chás e infusões oferecem diversos benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Mas em excesso eles podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia. Sabe-se que alguns desregulam a pressão.

Existem vários tipos de chá a nível mundial. Mas podemos destacar alguns, como:

  • O chá de camomila;
  • Chá de hortelã;
  • Chá verde;
  • Chá de cidreira;
  • Chá mate;
  • Alecrim;
  • Chá de boldo.

Cada tipo de chá tem uma função diferente.  Há chás inapropriados para mulheres gestantes, crianças, principalmente sem a orientação médica. Geralmente, os chás são contraindicados para gestantes devido às suas propriedades abortivas, risco de malformação fetal e possibilidade de causar contracções uterinas. Além disso, há poucos estudos sobre a segurança do consumo para esse grupo de pessoas.

A forma de preparação dos chás e infusões determina o sabor da bebida e pode até mesmo alterar as suas propriedades. Por isso é importante controlar a temperatura e o tempo, uma vez que ela precisa de ser elevada, mas não extrema. Se ficar acima de 10 minutos, o sabor pode ficar mais amargo para o paladar.

De forma geral, é recomendada uma colher de sopa de folhas, ervas ou cascas, cerca de 200 ml de água filtrada a 80 °C. Para saber que a água está na temperatura correcta, basta desligar assim que as bolhas começarem a formar-se. Após esse período, acrescente o ingrediente e tape por alguns minutos. Evite ferver a água da infusão.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é que sabe sobre o chá?
Publicidade
Publicidade