Publicidade

Um dos alimentos mais ricos do mundo: O ovo

Publicidade

O ovo, do ponto de vista alimentar, é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes.

Um dos alimentos mais ricos do mundo: O ovo

O ovo faz parte da lista de um dos alimentos mais ricos do mundo, ocupando a segunda posição, pois ele possui todos os minerais, aminoácidos e proteínas de que o nosso organismo precisa, além de que ainda encontramos vitaminas A, D E e do complexo B, selénio, zinco, cálcio e fósforo, por isso é considerado um alimento completo.

Publicidade

Com diversos benefícios para a saúde, o ovo controla a pressão arterial, aumenta a massa muscular, previne o envelhecimento, melhora o funcionamento do sistema imunológico, combate a anemia e diminui a absorção do colesterol no intestino. Para a obtenção destes benefícios é recomendado o consumo de 3 a 7 ovos inteiros por semana, podendo consumir-seuma quantidade mais elevada da clara do ovo, onde estão as suas proteínas.

Cuidados ao consumir o ovo:

A forma de preparação de receitas com ovos pode influenciar o seu potencial nutritivo. Prepará-lo cozido torna-o menos calórico.

Além de ser uma fonte importante de colina e de nutrientes, o ovo é barato, tornando-se um alimento versátil na cozinha, cozido, frito ou mexido, completando qualquer refeição do dia e fazendo parte de variadas receitas.

O mais importante é não consumir o ovo cru ou mal-cozido.

Hoje celebra-se o dia mundial do ovo. Este dia é celebrado na segunda Sexta-feira do mês do Outubro. A data foi introduzida pela Comissão Internacional do Ovo em 1996, com o objectivo de divulgar os benefícios dos ovos para a saúde e aumentar o consumo deste tipo de alimento.

Neste dia, aproveite para comer um dos alimentos mais completos que existem, da forma que mais lhe convier.

O ovo é um alimento prático barato e perfeitamente aplicável em inúmeras receitas. Realmente, um dos melhores alimentos do mundo. A única forma de torná-lo prejudicial neste quesito é na forma de preparo incorrecto do alimento, ao fritar o ovo em óleo vegetal, por exemplo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Um dos alimentos mais ricos do mundo: O ovo
Publicidade
Publicidade