Publicidade

Under: o primeiro restaurante subaquático

Publicidade

A cada dia espaços novos são criados e as suas estruturas e arquitecturas são cada vez mais inovadoras. Desta vez  falemos deste restaurante incrível que fica numa pontinha da Noruega e que é também um recife artificial de sucesso.

Under: o primeiro restaurante subaquático

Ao primeiro olhar, este novo restaurante Norueguês pode confundir: o Under parece ondular, lembrando-nos algo entre uma rocha e um gigantesco submarino, um iceberg ou uma casa a deslizar para dentro do mar. Visto de cima, pode até parecer uma baleia. Tudo depende da perspectiva, sendo certo que o primeiro restaurante subaquático da Europa pretende mesmo confundir-nos os sentidos, além de nos submergir no mar e nas suas maravilhas. Não é em vão que o nome de baptismo escolhido tem duplo sentido.

Publicidade

Cinco metros abaixo da superfície do Mar do Norte, próximo da ponta Sul da Noruega, o primeiro restaurante subaquático da Europa está pronto. A estrutura de 33,5 metros de comprimento, uma laje transversal de cimento que parece um periscópio submerso, foi submersa em Julho de 2018 e completará um ano em Março.

O restaurante Under (em baixo – traduzido), é criação da firma Norueguesa Snøhetta, que fez o seu nome com projectos como a Biblioteca Alexandrina no Egipto, a Ópera de Oslo, o Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro e a reforma da Times Square em Nova York.

O Under acomoda até 40 pessoas, protegido por paredes de cimento com meio metro de espessura. Ele conta com uma área interna total de cerca de 500 metros quadrados, distribuídos em três níveis. A instalação oferece vistas subaquáticas únicas do ambiente marinho à volta através de uma janela panorâmica de 11 metros de largura.

“O Under é uma progressão natural da nossa experimentação com limites”, disse o fundador da Snøhetta Kjetil Trædal Thorsen, em comunicado. “Como um novo marco para a região Sul da Noruega, o Under propõe combinações inesperadas de pronomes e preposições e desafia o que determina a colocação física de uma pessoa no seu ambiente. Neste edifício, pode encontrar-se debaixo d’água, sobre o fundo do mar, entre terra e mar. Isso oferecerá novas perspectivas e maneiras de ver o mundo, tanto além quanto abaixo da linha d’água”, acrescentou.

Já pensou como seria jantar num lugar incrível como este?

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Under: o primeiro restaurante subaquático
Publicidade
Publicidade