Publicidade

Transforme as suas sobras em pratos clássicos

Publicidade

Todas as crianças foram ensinadas a não deixar comida no prato para evitar os desperdícios, porém, algumas vezes resta a comida do dia anterior e fica a pergunta: o que fazer com as sobras?

Pois saiba que elas não são de todo dispensáveis, é possível criar pratos saborosos usando os famosos restos como matéria prima e ter o bónus de dar aquele ar requintado de um prato Master Chef.

Publicidade

Fique por dentro desta receita!

Bolinhas de arroz frito com queijo:

Transforme as suas sobras em pratos clássicos

É a melhor coisa que pode ser feita com a sobra do arroz. Um bolinho dourado, crocante e nada massudo. Para deixar uma ementa bem especial, sirva o bolinho de arroz ao seu gosto e preferência.

Ingredientes:

  • 2 chávenas de (chá) de arroz cozido;
  • 2 ovos;
  • ¼ chávenas de (chá) de farinha de trigo;
  • ¼ chávena de (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • 3 chávenas de (chá) de óleo para fritar.

Modo de preparação:

Numa tigela grande, coloque o arroz, a farinha de trigo, o queijo parmesão e a salsinha. Numa tigela pequena, parta um ovo de cada vez e junte aos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem com uma colher (ou espátula de silicone) para incorporar.

Para modelar os bolinhos: com uma colher de sopa, retire uma porção da massa e, com a ajuda de outra colher, modele formando uma quenelle e transfira para um prato – por levar menos farinha, a massa desse bolinho é mole mesmo, esse é o segredo para deixá-los bem leves e crocantes.

Leve uma panela média ao fogo médio com o óleo para aquecer – para saber se a temperatura está certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio; quando acender está no ponto. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.

Assim que o óleo estiver quente, com a escumadeira (ou uma colher), transfira um bolinho de cada vez para a panela, delicadamente. Frite cerca de 4 bolinhos a cada leva, por cerca de 3 minutos até dourarem – mexa de vez em quando com a escumadeira para a fritura ficar uniforme. Se tiver prática com frituras pode modelar os bolinhos e colocar com cuidado directamente da colher para o óleo quente.

Com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Sirva a seguir.

Pode servir acompanhado de ketchup e mayonnaise.

Esta receita permite a conservação das bolinhas de arroz (já modelados) por pelo menos 3 meses no congelador.

Bom apetite!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Transforme as suas sobras em pratos clássicos
Publicidade
Publicidade