Publicidade

O que sabe da culinária libanesa?

Publicidade

A culinária é parte da herança fundamental de um povo. Com a fama de serem bons com as panelas, os líbanos oferecem-nos uma cozinha variada e deliciosa. Em Angola a culinária libanesa já é conotada através de sua simplicidade e gosto. 

O que sabe da culinária libanesa?

Para começar uma típica refeição libanesas é servido o “mezzé”, uma espécie de entrada à libanesa, composta de 30 a 40 aperitivos: “tabule” (salada), “hommos” (grão de bico), quibe, azeitonas, babaghannuj, pepinos em conserva, coalhada e o pão árabe.

Publicidade

A culinária libanesa é muito baseada em peixe, carne e cereais, na forma de pão, bourghoul (trigo esmagado) e arroz. Seus sabores se estendem desde os mais típicos como o kebbe “Quibe” e vão até as carnes, pescados, frangos, arroz, saladas e sobremesas. Na culinária, o pão é de presença obrigatória na mesa, nunca é dispensado. Quando se torna impróprio para o consumo, é banhado afim de ser reutilizado grelhado no forno ou frito, se tornado uma variante que compõe outros pratos.

Na sobremesa são usados doces como: baklawa, atayef, karabije ou então frutas da região.

A coalhada é um dos pratos mais consumidos pelo povo libanês, ela pode ser consumida em qualquer refeição fresca, seca, cozida, doce ou salgada. Este prato que vem de uma cultura milenar tem um dos processos culinários mais antigos do mundo. Feitos de diversas formas, este prato único é uma boa opção para degustar.

Encontramos muitos temperos, ervas, verduras recém-colhidas e legumes em cordões, pois a arte refinada e o preparo de seus pratos são repletos de aromas.

Para beber encontram-se facilmente os sumos de fruta e o “arak” a bebida alcoólica mais popular do país. As pessoas locais também fazem consumo de chás e café. Porém algumas pessoas optam pelo vinho libanês e bebidas espirituosas.

Dentre os produtos da culinária libanesa, destacam-se:

Água de rosas e água de flor de laranjeiras (Ma’ward e Ma’zah- Líquidos perfumados  usado para fazer caladas em doces), Almíscar (Misk- Resina vegetal aromática ), Arak (água-ardente destilada de uvas), Bhar (Pimenta síria, uma mistura de especiarias), Sumagre(Pó muito ácido, que serve para temperar carnes), tomilho seco, e o Záhtar (Especiaria composta por sementes de gergelim e summat).

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que sabe da culinária libanesa?
Publicidade
Publicidade