Publicidade

5 dicas de culinária antigas que realmente funcionam

Publicidade

Algumas frases nunca saem de moda, como “uma panela vigiada nunca ferve” e “nós somos o que comemos”.

5 dicas de culinária antigas que realmente funcionam

Algumas dicas de culinária antiquadas ainda valem a pena em cozinhas modernas, apesar do facto de possuírem aparelhos e electrodomésticos mais recentes.

Publicidade

1.Usar uma colher de pau para misturar os ingredientes

Uma colher de pau é mais macia e pode misturar melhor do que uma colher de metal ou de plástico, diz Michael Cook, chef reformado, conhecedor de gastronomia, ex-proprietário de dois restaurantes e blogger. Uma colher de pau também não conduz calor, o que significa que pode usá-la para mexer os molhos sem que aqueçam muito rapidamente.

2.Guardar restos de vegetais

Os cozinheiros profissionais fazem isso com frequência e, sem dúvida, as nossas avós também o fazem ou faziam. “Guarde os seus restos e cozinhe-os numa panela grande de água para um caldo de legumes caseiro”, diz Emily Eggers, chefe formada num Instituto de educação culinária.

3.Cozinhar a massa em caldo em vez de água a ferver

Esta técnica da culinária clássica do Velho Mundo da região Italiana de Emilia-Romagna (considerada o epicentro da culinária Italiana por chefs, historiadores e viajantes culinários) é recomendado também para chefs caseiros. 

Use esta dica ao preparar massas frescas (não em caixas), diz a chefe Wendy Cacciatori, de Bolonha.

“A água lava o sabor natural da massa”, diz Wendy, “enquanto o caldo (de preferência vegetais e carne bovina) adiciona um sabor considerável a qualquer prato de massa”.

4.Nunca lavar a massa depois de cozinhar

Ao enxaguar, os amidos são lavados, o que faz com que o molho não aderira perfeitamente à massa. “Como alternativa, termine de cozinhar a massa no molho, com um pouco da água reservada para a cozinhar”, diz Brian Theis, chef e blogger de culinária.

5.Deixar o frango no leite por 48 horas

Como o frango tende a secar ao cozinhar, esta é outra dica clássica do velho mundo que resulta num frango suculento. “À medida que encharca, o leite ajuda a amaciar e adicionar humidade”, diz a chef Wendy. “Isso também funciona bem ao cozinhar peru.”

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

5 dicas de culinária antigas que realmente funcionam
Publicidade
Publicidade