Publicidade

Os 4 melhores substitutos da manteiga para diversas receitas

Publicidade

A manteiga é um dos ingredientes mais básicos, usada numa variedade de receitas. Substituir a manteiga numa receita resume-se ao que ela faz pelo prato em questão.

Os 4 melhores substitutos da manteiga para diversas receitas

Em alguns casos, a manteiga apenas adiciona as gorduras necessárias. Noutros, fornece o sabor; e em alguns, fornece textura.

Publicidade

Para ajudá-lo, aqui tem os melhores substitutos da manteiga para as suas necessidades, como e quando usá-los.

Óleo

Como a manteiga é uma gordura, faz sentido que possa trocá-la por outra gordura em muitas receitas. Observe que este é apenas o caso em algumas receitas, não em todas.

Pode trocar a manteiga por uma variedade de óleos, incluindo azeite de oliveira, canola, vegetais ou de côco. Em geral, use óleo para substituir a manteiga se a receita a exigir apenas pelo teor de gordura. 

Manteiga de amendoim e óleo

Essa combinação é particularmente ideal se a sua receita pedir para fazer creme de manteiga com açúcar, pois ajuda a criar bolsas de ar para fermentar os itens assados. Observe, porém, que a manteiga de amendoim mudará ligeiramente o sabor final, mas se já a ama, não se importará. Combine a manteiga de amendoim com o óleo em partes iguais e, em seguida, substitua a manteiga da sua receita por essa mistura.

Maionese

Outra boa opção de substituto da manteiga, se não for vegano, é a maionese. É feita de ovos, óleo, vinagre e limão, por isso oferece o teor de gordura e a cremosidade que pode desejar da manteiga. No entanto, a maionese nem sempre será uma óptima escolha como substituta, dependendo do que estiver a fazer.

Existem receitas de panificação que pedem maionese, mas normalmente não existe como substituto da manteiga; a maionese é incluída para fornecer um sabor e textura muito específicos.

Margarina

A margarina é uma troca fácil por manteiga, afinal, é basicamente a mesma coisa. Embora a margarina seja um bom substituto vegano e sem laticínios em muitos casos, nem sempre se comporta da mesma forma que a manteiga.

Isso torna-a um substituto útil às vezes, mas não em todas as receitas. Se está a fazer um item assado que depende muito da textura (como massa de pastel, por exemplo), pode achar os resultados sem brilho. 

Molho de maçã

Existem algumas substituições derivadas de vegetais e frutas que podem actuar como substitutos da manteiga. O molho de maçã, de acordo com o The Nest, funciona como um substituto da manteiga em certos produtos assados, incluindo pães, muffins e alguns bolos (e ainda melhor em itens à base de maçã).

A textura resultante será um pouco mais macia, o que significa que o molho de maçã não é uma boa substituta para itens que normalmente têm uma textura crocante (como a maioria das bolachas).

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Os 4 melhores substitutos da manteiga para diversas receitas
Publicidade
Publicidade