Publicidade

O que comer nas Maurícias? Conheça um pouco da gastronomia desta famosa ilha

Publicidade

A gastronomia das Maurícias é tão diversificada quanto os habitantes desta pequena ilha tropical: crioula, indiana, chinesa, europeia, ou simplesmente uma mistura de todas estas culturas e gostos. As férias nas Maurícias ficam incompletas não experimentado a gastronomia local.

O que comer nas Maurícias? Conheça um pouco da gastronomia desta famosa ilha

O arroz é um alimento básico da maioria das refeições. É servido acompanhado de chuchu, abóbora, beringela, abobrinha, folhas verdes e pickles. A carne e o peixe são geralmente servidos na forma de “rougaille”, ou seja, cozinhados com tomate, cebola, alho, gengibre, ervas aromáticas e malaguetas. 

Publicidade

A cozinha crioula é colorida, levemente picante, mas acima de tudo bem perfumada. A lagoa das Maurícias está repleta de peixes e mariscos que são frequentemente consumidos fritos ou grelhados e acompanhados de limões verdes. Peixes, caranguejos e sopas de legumes também são muito apreciados.

Um dos pratos mais apreciados da Culinária Crioula é a “salada do milionário” que é o palmito (alimento obtido do interior dos pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras), servido como salada ou grelhado. Leva 7 anos para uma palmeira ficar totalmente madura e cada coração extraído do tronco rende apenas 600 gramas de material comestível, daí o nome de “salada do milionário”.

O prato mais conhecido da culinária chinesa é o macarrão frito; no entanto, a culinária chinesa é mais rica e variada do que isso. Graças ao wok – um grande utensílio de cozinha com base redonda e que é colocado no lume – os legumes, os rebentos de bambu e os cogumelos mantêm-se firmes e crocantes. A cozinha chinesa à base de carne de porco, carne bovina, camarão e peixe é sempre acompanhada de molhos de soja ou de ostra, gengibre, capim-limão e ervas finas.

Duas das refeições que todos devem experimentar durante as férias nas Maurícias são o briyani, feito com arroz, especiarias, iogurte, carne ou peixe, acompanhados de uma refrescante salada de pepino; e o vindaloo, que é uma refeição feita com peixe marinado numa mistura de vinagre, sementes de mostarda, açafrão, cebola, alho, gengibre e pimenta, tudo cozido em óleo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que comer nas Maurícias? Conheça um pouco da gastronomia desta famosa ilha
Publicidade
Publicidade