Publicidade

Um pouco da cozinha cubana

Publicidade

A gastronomia em Cuba é uma fusão da culinária espanhola e africana com alguma influência de temperos e sabores caribenhos. Há também algumas influências chinesas, principalmente na área de Havana, mas não tão grandes.

Um pouco da cozinha cubana

Na cozinha cubana ocidental, o principal estilo de cozinhar é o crioulo. É fortemente influenciado pelas cozinhas europeias. A refeição habitual consiste em arroz e feijão geralmente cozidos juntos (chamados Moros y Cristianos). 

Publicidade

Às vezes é servida separadamente uma sopa com feijão escuro ao lado. Um prato principal tem principalmente carne de porco ou vaca, alguma vianda (em francês é “carne”, mas em Cuba são vegetais de raiz, como batata, mandioca, abóbora, batata doce e uma grande variedade de inhame) e uma salada. 

Alguns pratos havaianos fazem uso frequente do alcaparrado, uma mistura de azeitonas, passas e alcaparras que dão o sabor agridoce típico desta cozinha. O acaparrado é usado como ingrediente em várias receitas. 

Embora nas cozinhas cubanas ocidentais usem principalmente o criollo ou as raízes europeias, no leste cubano (antiga província do Oriente) a culinária é influenciada pela culinária africana e caribenha. Uma sanduíche cubana é uma exportação popular da culinária cubana para os Estados Unidos, especialmente na Flórida.

As refeições cubanas costumam ser acompanhadas com cerveja ou água natural. O governo restringe que eles tenham apenas 2 marcas de cerveja produzida localmente: Crystal, que é uma cerveja leve; e Bucanero, que é uma cerveja mais escura e forte.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Um pouco da cozinha cubana
Publicidade
Publicidade