Publicidade

Quiche Lorraine: o prato que tem o seu próprio feriado

Publicidade

Quiche Lorraine: um nome que esconde o charme de uma das regiões mais deslumbrantes de França. Localizada entre a Alemanha e a Alsácia, Lorraine absorveu as culturas alemã e francesa, uma mistura cultural que deixou uma marca distinta na culinária local. O prato tem o seu próprio feriado. O Dia Nacional da Quiche Lorraine é comemorado no dia 20 de Maio.

Quiche Lorraine: o prato que tem o seu próprio feriado

A especialidade típica francesa deve a sua existência à Alemanha. A influência alemã pode ser rastreada no próprio nome do prato, pois a palavra alemã “Kuchen” (que significa literalmente “bolo”) provavelmente pode ser a origem da palavra “quiche”

Publicidade

A primeira menção da palavra “quiche” remonta ao século XVII e remete-nos para o livro de contas, escrito no hospital Saint Julien, em Nancy. 

Uma quiche é uma torta feita de massa folhada recheada com creme salgado e pedaços de queijo, carne, frutos do mar ou legumes. Para criar o creme, os chefs da Lorena recomendam usar um ovo por pessoa e bater com creme de leite fresco, cubos de bacon, sal, pimenta e noz-moscada. 

A receita original não continha queijo, no entanto, este ingrediente foi adicionado posteriormente, pois os padeiros pretendiam variar um pouco os sabores. 

Quente ou fria, a Quiche Lorraine pode ser servida no pequeno-almoço, almoço ou jantar. Também pode ser acompanhada por uma salada verde, temperada com vinagre ou azeite. 

Existem diferentes variações do prato, dependendo da região. Existem quiches ao estilo alsaciano com cebola, bem como com queijo de cabra, salmão, alho-porro e brócolos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Quiche Lorraine: o prato que tem o seu próprio feriado
Publicidade
Publicidade