Publicidade

Saiba como preparar uma tábua com queijos frios

Publicidade

Quer reunir os amigos, mas está com dúvidas sobre o que servir? Experimente oferecer uma deliciosa tábua de frios. Quando bem montada, ela substitui à altura qualquer jantar.

Saiba como preparar uma tábua com queijos frios

Com certeza vai impressionar muito os seus convidados. Separe as tábuas baseadas no número de pessoas que irá receber. Diversifique os formatos, use tábuas redondas ou rectangulares. Quando mistura os estilos, deixa a sua noite de queijos e vinhos ainda mais especial.

Publicidade

Há uma variedade de ingredientes que pode adicionar à sua tábua de frios a fim de agradar todos os convidados, já que eles podem ter gostos diferentes.

Para começar, escolha uma tábua de madeira ou bambu com tamanho médio a grande. Dependendo da quantidade de ingredientes que vai utilizar, o tamanho facilitará a acomodação de todos eles e deixará a sua tábua mais bonita.

Mais abaixo organizamos algumas opções e formas para servir os ingredientes para inspirar-se e surpreender os convidados.

Antes de tudo, quais os alimentos  a pôr na tábua?

  1. Escolha os queijos

Parmesão, brie, camembert, roquefort, goudá, gruyére e gorgozola, Pecorino ou Grana Padano

Corte algumas fatias dos queijos escolhidos e deixe a outra metade para que os convidados cortem durante a noite. Organize-os na tábua de frios e disponibilize facas de queijo na mesa para cortar.

2.   Enchidos

Salame, peito de peru, rosbife, copa, lombo, presunto, parma.

Disponha-os na tábua de frios intercalando as fatias, isto dará um charme a mais na decoração.

3. Patês

Atum, presunto, cebola, azeitona, 4 queijos, ricota e ervas finas.

Coloque os patês em ramequins com espátulas para servir.

4. Pães

Italiano, baguete, broas, sírio, torradinhas, grissini.

Acomode as torradinhas e os pães cortados em pequenas fatias diretamente na tábua.

É sempre bom ter entre eles uma opção gluten free como um snack de arroz, caso  tenha um convidado com restrição a glúten.

5. Seleccione oleaginosas e frutas secas

Amêndoa, castanha de caju, pistache, avelã, castanha da índia, nozes dão cor e sabor a qualquer tábua de queijos

Pêssego, damasco, ameixa, banana passa, uva passa.

Distribua as frutas na tábua de frios de uma forma “desarmonizada”, porém bonita.

6. Geleias ou Mel 

Framboesa, morango, goiaba, uva, figo, pêssego.

Ponha as geleias dentro de pequenos bowlns ou ramenquins, juntamente com espátulas para servir. A geleia e o mel combina muito bem com alguns queijos, como brie.

7. Frutas frescas

Uva, morango, figo, pera, goiaba, maça.

Corte-as em pedaços pequenos e decore a tábua como desejar. Espete palitos de dente nas frutas para facilitar na hora de servir.

8. Legumes cortados em tiras

Cenoura, pepino, aspargos.

Os legumes devem ser servidos dentro de bowls ou ramequins acompanhados de molhos densos como: ceaser, mostarde e mel, parmesão.

9. Conservas

Azeitonas, ovo de codorna, picles, cebolinha, aspargo, palmito.

Estes ingredientes precisam ser colocados na tábua dentro de bowls ou ramequins. Disponibilize mini garfos para os convidados se servirem.

10. Outros itens que podem ser interessantes

Fica delicioso colocar tomates cereja, azeitonas, além de pestos e patês, que você poderá fazer ou comprar pronto. Existem excelentes opções disponíveis em lojas especializadas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saiba como preparar uma tábua com queijos frios
Publicidade
Publicidade