Publicidade

Bucatini all’amatriciana: no coração da cozinha italiana

Publicidade

Simples e saboroso, o bucatini all’amatriciana recebeu o nome da pequena cidade de Amatrice, localizada a cerca de uma hora a nordeste de Roma. Bucatini, uma massa longa e oca, pega perfeitamente o molho simples, que é maravilhosamente equilibrado com pimenta picante, queijo Pecorino Romano afiado, molho de tomate agridoce e um rico guanciale (bochecha de porco curada).

Bucatini all’amatriciana: no coração da cozinha italiana

Rápida, simples e absolutamente deliciosa, este prato all’amatriciana – como muitos outros pratos clássicos de massa italiana – resiste ao teste do tempo. O segredo do seu sucesso está nos ingredientes de qualidade – os belos tomates guanciale, Pecorino Romano e San Marzano fazem toda a diferença.

Publicidade

O bucatini all’amatriciana tem um perfil de sabor diferente da maioria das massas italianas. Na sua forma mais pura e clássica, o molho tem apenas quatro ingredientes: carne de porco curada, tomate, queijo e pimenta. Devido à origem pobre da receita (este era o prato dos pastores, não dos estadistas), tradicionalmente não leva cebola, nem alho, nem ervas. 

Por causa disso, tem um sabor muito diferente do familiar molho de tomate italiano servido com esparguete e almôndegas. A versão romana moderna geralmente adiciona cebola, alho ou um pouco de vinho branco seco. 

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Bucatini all’amatriciana: no coração da cozinha italiana
Publicidade
Publicidade