Publicidade

Este prato tailandês, “Tom Yam”, de pequeno só tem o nome

Publicidade

O Tom Yam é um dos pratos mais icónicos da Tailândia. Um estatuto notável que foi oficializado há alguns meses pelo Ministério da Cultura, a solicitar que esta mistura doce, azeda e picante fosse incluída na lista dos patrimónios culturais intangíveis da UNESCO para 2020.

Este prato tailandês, “Tom Yam”, de pequeno só tem o nome

A palavra “Tom”, que em tailandês significa “ferver”, é tipicamente acompanhada da palavra “Yam” para descrever os componentes do prato.

Publicidade

Esta palavra é destacada nos menus tailandeses, amplamente compreendida como Tom Yam, indiscutivelmente uma das sopas mais famosas de sempre a ser inventadas na Tailândia. “Yam” traduz-se na acção de misturar ingredientes para conseguir a mistura de notas doces, azedas e picantes.

Portanto, quando as palavras “Tom” e “Yam” são usadas como uma só, referem-se literalmente a um caldo de “Yam” que está a ser preparado em ebulição.

Curiosamente, apesar de ser um dos pratos mais famosos do país e que tem sido transmitido ao longo de gerações, não está claro de onde veio esta mistura deliciosa, mas tudo aponta para a crença de que a receita foi inventada na Tailândia Central, devido à abundância de camarão de água doce naquela região.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Este prato tailandês, “Tom Yam”, de pequeno só tem o nome
Publicidade
Publicidade