Publicidade

Este doce de milho vem dos camarões: aprenda a fazer

Publicidade

O foce de milho (sweet koki corn) é um prato tradicional camaronês, caracterizado pela sua cor amarela, óleo de palma e a doçura do milho fresco.

Este doce de milho vem dos camarões: aprenda a fazer

Trata-se de um prato sazonal, muito popular durante a estação de chuva, na época de colheita do milho. Poucos ingredientes são necessários para o confeccionar.

Publicidade

Na África ocidental, as receitas de milho cozido são comuns. Na Nigéria existem as versões milho Moimoi e Okpo oka, a diferença está na simplicidade e quantidade dos ingredientes.

O sweet koki corn junta a doçura do milho aos sabores dos ingredientes salgados para criar um prato de paladar incrível.

Ingredientes:

  • 660 g de milho fresco (corte cerca de 8 espigas de milho), ou substitua por milho doce congelado ou milho doce enlatado
  • 120 g de farinha de milho amarelo ou farinha de milho
  • 150 g de óleo de palma
  • 1 chávena de espinafre fresco picado ou folhas de inhame (taro)
  • ¾ colher de chá de sal
  • 1 cubo pequeno de tempero
  • ½ cebola picada (opcional)
  • 1 pimenta (opcional)
  • 4-6 folhas de bananeira – aquecidas no fogo ou imersas em água quente, para murchar, cortadas em rectângulos longos (substitua por papel alumínio)

Modo de preparação:

Despeje o óleo de palma numa frigideira para aquecer por alguns minutos (cerca de 2-3 minutos).

Despeje o milho, a cebola e a pimenta num liquidificador ou processador de alimentos. Adicione ¼ chávena de água e misture na pasta moída.

Despeje o milho moído numa tigela, acrescente a farinha, o óleo aquecido e misture bem. Adicione sal, caldo e misture. 

Adicione as folhas picadas e misture bem até incorporar.

Despeje cerca de meio copo de água na panela e deixe ferver ligeiramente enquanto embrulha o Koki Corn.

Quando terminar de embrulhar e todos os feixes estiverem no pote, cubra-os com mais algumas folhas de bananeira ou papel alumínio. Isso ajuda a evitar que o vapor escape durante a cozedura. 

Tape a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos. A cada 5-10 minutos, abra a panela e adicione cerca de meio copo de água para não secar.

Deixe descansar por cerca de 10 minutos quando estiver cozido. Em seguida, desenforme e sirva quente.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Este doce de milho vem dos camarões: aprenda a fazer
Publicidade
Publicidade