Publicidade

Como combinar alimentos e vinhos? Aprenda a harmonizar

Publicidade

Combinar é estabelecer harmonia entre certo alimento e determinado vinho. O objetivo é não perder o paladar final do vinho, uma vez que certos alimentos combinam melhor com certos vinhos e vice-versa. Ainda assim, isso não significa abandonar seus gostos pessoal.

Como combinar alimentos e vinhos? Aprenda a harmonizar

Por exemplo, quando combinamos o vinho com um prato salgado, sentimos que a bebida se torna mais agradável ao nosso paladar. O vinho fica mais rico, menos amargo e menos ácido.

Publicidade

O sal é um ingrediente que combina muito bem com grande parte dos vinhos que conhecemos. Ele ajuda a suavizar alguns dos elementos mais difíceis de harmonizar, como ovos e cogumelos, por exemplo.

Em contrapartida, o açúcar na comida pode ser um vilão para a maioria dos vinhos, principalmente os secos.

Pratos doces geralmente escondem o sabor da fruta do vinho e elevam a sensação de acidez, além de deixá-lo mais amargo e com o álcool em evidência.

Para harmonizar pratos doces, o ideal é que o vinho tenha um nível mais alto de doçura. Veja a seguir algumas das harmonizações básicas que vale apena conhecer.

Espumante e frisante

Combinam com entradas diversas, saladas, petiscos e, dependendo da doçura do espumante, algumas frutas e sobremesas.

Vinho brancos e rosé

Combinam com saladas, aves, peixes e frutos do mar, massas ao molho branco e queijos de massa mole.

Vinhos tinto

Combinam com carnes vermelhas, massas ao molho vermelho e queijos de massa dura.

Vinho doce e fortificado

Combinam com queijos azuis e sobremesas em geral.

De qualquer forma harmonização não é uma ciência portanto, ela não  segue regras sistemáticas. Entender o básico é apenas o caminho para continuar a trilhar novas experiências. O ponto é,  não se prender naquilo que  parece ser a combinação perfeita , pois o que hoje é gostoso e agradável amanhã pode não ser mais. 

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Como combinar alimentos e vinhos? Aprenda a harmonizar
Publicidade
Publicidade