Qualquer pessoa que passe algum tempo na cozinha já fez a mesma questão. Afinal, quanta vezes é que podemos reutilizar o óleo para fritar? Algumas pessoas preferem a primeira fritura, outras concordam que a terceira torna os alimentos mais crocantes. No entanto, a maior parte não sabe qual é o limite até comprometer o estado da comida.
Se é o seu caso, prepare-se para ser surpreendido. De acordo com um estudo da Universidade de Jaén, em Espanha, se o óleo for bem conservado pode servir, no mínimo, para 20 utilizações.
Para chegar a esta conclusão, tomaram o exemplo do óleo de girassol refinado através de uma simulação com inteligência artificial. As variáveis que alteram a qualidade da fritura incluem o alimento que será cozinhado, a acidez da gordura e fatores como o tempo, a quantidade e temperatura do processo.
Os investigadores vão avançar com a pesquisa até 2024. No entanto, apesar dos resultados, a maior parte dos profissionais da cozinha concordam que o óleo deve ser utilizado, no máximo, até cinco vezes, retirando-se os resíduos após cada utilização.
Confira artigos semelhantes em www.nit.pt
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.