Este aperitivo à base de fatias finas de carne crua é uma das entradas (da cozinha italiana) mais populares do mundo. Actualmente existem várias versões do prato, mas há uma curiosidade a respeito, que muitos desconhecem.
Reza a história que o Carpaccio surgiu na década de 50, por influência da Condessa Amalia Nani Mocenigo que padecia de uma condição que a deixava com défice de glóbulos vermelhos no sangue.
O chefe de um restaurante que Amalia Mocenigo frequentava idealizou um prato de fatias finas de carne crua, que se popularizou. O seu nome “Carpaccio” foi dado em homenagem a uma pintura do renascimento italiano, do pintor Vittorio Carpaccio, que se destacou pela profundidade do uso da cor vermelha, que lembra a vermelhidão da carne crua.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Corte a carne em tiras finas com uma faca afiada, sem moer. Espalhe a carne num prato e tempere com sumo de limão. Deixe marinar durante uns 20 minutos. Divida a carne pelos pratos. Limpe os cogumelos, corte-os em fatias muito finas e coloque o queijo gouda por cima da carne. Tempere com um pouco de sal, azeite e está pronto para ser servido.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.