De massa alta ou fina, crocante ou macia, com ou sem rebordo e diversos ingredientes. Já está a salivar? Provavelmente, está. Afinal, a pizza é uma das especialidades favoritas de muitos (milhões, mesmo) — e gostamos de a comer de quase todas as maneiras, e em praticamente todo o lado. Num bom restaurante italiano, numa cadeia de fast-food, ou em casa.
Se alguns abrem uma aplicação de entregas pelo menos uma vez por semana para pedir uma pizza, outros tiram uma do congelador e ligam o forno. Dez minutos depois, voilá. O problema? A quantidade de gordura, hidratos e calorias que ingerimos a cada fatia destas pizzas é assustadora — e pouco saudável.
Demora um pouco mais, mas é sempre melhor meter a mão na massa e preparar uma versão caseira, muito mais equilibrada nutricionalmente e menos calóricas. A adaptação low carb da personal trainer Ana Azevedo é uma boa opção.
Deliciosa, saudável, fácil e rápida de fazer, leva menos de dez ingredientes e demora apenas vinte minutos a ficar pronta. E, para surpresa de muitos, a única gordura utilizada é a do azeite. E tem outra vantagem: pode controlar a quantidade de sal, ao contrário das versões pré-cozinhadas.
Do que precisa
Base
— 100 gramas de farinha de trigo integral
— 100 gramas de iogurte natural ou queijo fresco batido
— uma pitada de sal
— 1 colher de chá de fermento em pó
Recheio
— 2 colheres de sopa de polpa de tomate
— 1 colher de chá de azeite
— orégãos a gosto
— 60 gramas de queijo ralado light
— 40 gramas de frango cozido desfiado
— 1 ovo
— pimento vermelho e cogumelos a gosto
Como se faz
Junte os ingredientes da base e misture tudo até formar uma massa maleável com as mãos. Estenda a massa com a ajuda de um rolo. Numa taça junte a polpa de tomate com os orégãos e azeite. Envolva e espalhe por cima da base. Adicione os restantes ingredientes e leve a cozer ao forno, previamente aquecido a 185 graus, durante 20 minutos.
Quando almoça ou janta uma fatia de pizza, sente fome duas horas depois e não sabe bem o que comer? Clique no link abaixo para descobrir algumas receitas de lanches saudáveis.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.