Publicidade

Adicione o café à sua lista de temperos para deixar a carne mais tenra e saborosa

A lista das bebidas mais populares inclui, sem dúvida, o café. Mas ele tem outras aplicações mais criativas e deliciosas. Quais? Por exemplo, Rasheed Philips, um chef, aconselhou a utilizar café para temperar a carne.

Adicione o café à sua lista de temperos para deixar a carne mais tenra e saborosa

De acordo com o especialista, “as notas ricas e ligeiramente amargas do café são capazes de complementar vários ingredientes e acrescentar complexidade a qualquer tipo de corte de carne”.

Além disso, supostamente, o café ajuda a fazer com que a carne fique mais tenra e ajuda a criar “mordidas que derretem na boca”, afirma Tiffany Swan, chef e cientista especializada em alimentação. Existem múltiplas teorias que justificam o efeito, mas a especialista diz que os taninos do café são os responsáveis.

Aliás, mais especificamente, ela explica que os taninos ligam-se com as proteínas e ficam entre os filamentos proteicos. “Quando cozinhamos um pedaço de carne, estamos a apertar esses fios, mas com os taninos no caminho, não conseguem ficar tão apertados e os fios de proteína que não são apertados fazem com que o pedaço de carne fique macio” e também ajuda a segurar melhor “os sucos e gorduras”. 

Ficou curioso? Para experimentar o truque, não use apenas café. Rasheed Philips aconselha que se crie uma mistura com outros ingredientes, como pimenta preta, ervas aromáticas frescas e sal. Depois, esfregue a mistura na carne e deixe marinar durante algum tempo, idealmente, ao longo de 24 horas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Adicione o café à sua lista de temperos para deixar a carne mais tenra e saborosa
Publicidade