O molho de soja é feito fermentando soja cozida no vapor e grãos de trigo torrados com fungos específicos, como explica a ‘Aspergillus oryzae, ou o A. sojae’ depois de fermentando a mistura é amassada com salmoura. O produto é então prensado para produzir um condimento líquido, perfeito para adicionar um sabor rico aos alimentos.
O sal é um excelente conservante natural, pois inibe o crescimento microbiano, ao retirar água das células por osmose. Como o molho de soja tem um teor extremamente alto de sal, apenas uma colher de sopa contém cerca de metade da ingestão diária recomendada, ele está relativamente bem protegido contra micro-organismos que podem causar doenças.
Como alimento fermentado super-salgado, o molho de soja pode ser armazenado com segurança em temperatura ambiente por vários meses, talvez até mais. No entanto, existem alguns cenários em que pode ser uma boa ideia colocar este condimento no frigorífico.
Algumas bactérias e fungos podem resistir e crescer à temperatura ambiente dentro do líquido, mas a maioria sugere que uma garrafa de molho de soja pode ser deixada no armário por vários meses graças a essas propriedades conservantes. Se não for aberta, uma garrafa de molho de soja pode durar anos e anos sem nenhum problema
Kikkomon, um fabricante japonês de alimentos, explica no seu site “O molho de soja dura vários meses. Para preservar o sabor, sugerimos guardar a garrafa no frigorífico depois de aberta.” Eles explicam que o molho de soja, uma vez aberto, pode ser afectado pela oxidação, o que pode impedir o seu sabor subtil e aparência natural.
O molho de soja foi inventado há pelo menos 2.200 anos, durante a dinastia Han da China, muito antes da invenção do frigorífico.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.