Publicidade

Aprenda a sentar-se correctamente para melhorar a postura

É realmente difícil manter uma postura correcta, sobretudo quando o dia-a-dia passa por estar horas a fio sentado em frente a um computador. Identifica-se? Então comece agora novos hábitos e conheça algumas dicas para prevenir as dores nas costas e nos músculos. Muito resumidamente: sente-se bem e sinta-se ainda melhor.

Aqui na chocolate mostramos passo a passo a melhor forma para se sentar em condições, evitando danos futuros.

Publicidade

Esta é uma questão que está associada a sérios problemas de saúde em geral: cancro, diabetes, problemas cardíacos, etc . Mas nada está perdido. Nunca é tarde para corrigir os maus hábitos sedentários.

Numa idade jovem é relativamente fácil manter-se activo e alinhar num ginásio ou numa modalidade que puxe pelos músculos. À medida que vai envelhecendo, fica menos flexível e torna-se “ainda mais importante manter os movimentos, evitando assim efeitos negativos de uma vida sedentária”, tal como diz o livro “Sente-se bem, sinta-se melhor”, da autoria de Harriet Griffey.

Saiba ainda alguns truques para que se mantenha activo, sem que a falta de tempo seja uma desculpa para tudo.

Movimento: Nada a impede de estar várias horas sentado, seja no trabalho, a ver televisão ou a ler um livro. Mas não se esqueça de se movimentar. Experimente dar uma caminha de poucos minutos, andar de bicicleta ou até mesmo levantar-se da cadeira a cada 30 minutos e flectir o corpo. Isto contribuirá para que se mantenha em movimento

Aprenda a sentar-se correctamente para melhorar a postura

Alongamento: Que sejam os alongamentos suaves, de meia em meia hora, os salvadores de uma rotina sedentária. Levante-se da cadeira, mexa o pescoço, alongue as pernas e aproveite para fazer uma pausa. São minutos que fazem a diferença a longo prazo. Quando se senta curvada, com os ombros descaídos para a frente, pode ser a razão de dor e tensão nos músculos, que vão perdendo a força.

Aprenda a sentar-se correctamente para melhorar a postura

Fortalecer: Manter os músculos fortes é essencial para uma boa postura e previne tensões musculares nos ligamentos e nos tendões. Tendinites não desejáveis podem teimar em aparecer, resultado do uso excessivo do rato. Mantenha os músculos fortes na zona dorsal das costas e até mesmo na abdominal. Esta pode ser a solução para a proteger de muitas horas sentada

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Aprenda a sentar-se correctamente para melhorar a postura
Publicidade
Publicidade