Publicidade

Descubra a consequência de uma noite mal dormida

É um problema cujas causas ainda são alvo de muitas investigações científicas, mas a falta de sono durante a noite é um dos principais problemas responsáveis pelo surgimento de doenças cardiovasculares.

Os investigadores da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, observaram 1600 adultos enquanto dormiam e chegaram à conclusão de que a interrupção do sono piora de forma grave o funcionamento das artérias, podendo levar à aterosclerose, acelerando os riscos de num futuro vir a ter derrames.

Publicidade

Desta feita, os cientistas desta instituição procuraram estabelecer o modo como as perturbações do sono afectam os níveis de dois tipos de glóbulos brancos – neutrófilos e monócitos – que contribuem para a resposta inflamatória do corpo e comprovaram que os níveis de depósitos de cálcio – causadores de placas nas artérias coronárias – também são afetados pela falta de sono.

Uma das principais conclusões deste estudo foi a de que uma noite mal dormida leva a um aumento de neutrófilos, que por norma leva à aceleração dos depósitos de cálcio e à intensificação da aterosclerose, provocando o funcionamento anormal do cérebro ou coração, o que torna estes sistemas mais vulneráveis a doenças cerebrais e cardíacas, respectivamente.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1511325/estudo-revela-como-a-falta-de-sono-aumenta-o-risco-destas-doencas

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Descubra a consequência de uma noite mal dormida
Publicidade
Publicidade