Publicidade

Por que é que choramos ao cortar cebola?

A resposta está nas nossas enzimas (produzidas pelos seres vivos), que reagem com os óxidos sulfúricos, que produzem um gás volátil, que de seguida forma um ácido ao entrar em contacto com a água dos olhos.

Além de deixar o tempero da comida mais saborosa, a cebola também é importante para a nossa saúde, pois possui nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C (ácido ascórbico). Contém propriedades medicinais, usadas para tratar diversos problemas de saúde como gripes, laringite, aterosclerose, doenças coronárias, diabetes e asma. São atribuídos à cebola os efeitos: antisséptico, anticolesterolémico, anti-inflamatório, antitrombótico e anticancerígeno.

Publicidade

Quando cortamos uma cebola, cortamos as suas células e libertamos uma grande quantidade de substâncias do seu interior. Entre elas, algumas enzimas (alinases) que entram em contacto com os óxidos sulfúricos da cebola, que são exatamente os compostos do enxofreos principais responsáveis por fazer chorar, pelo seu sabor e cheiro característico – e produzem uma classe de moléculas orgânicas que dão o seu aroma e sabor único.

Por que é que choramos ao cortar cebola?

Esta transformação acontece principalmente por causa da formação de um gás volátil, denominado sulfóxido de tiopropanal, também conhecido por “sin-propanetiol-S-óxido”, e visto que o gás é muito volátil, chega rapidamente aos nossos olhos.

Existem dois tipos de lágrimas que produzimos: as lágrimas basais – que são as que mantêm os nossos olhos lubrificados – e as lágrimas reflexivas – que são as produzidas quando cortamos cebola. Entre os compostos formados estão os ácidos sulfínicos, que são muito instáveis e convertem-se no sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima.

Visto que este gás é volátil, entra em contato com a humidade dos olhos e transforma-se numa espécie de ácido muito fraco, que causa o ardor nos olhos. Assim, como um mecanismo de proteção, as terminações nervosas das córneas fazem as glândulas lacrimais produzir as lágrimas.

FONTE: https://www.manualdaquimica.com/quimica-dos-alimentos/por-que-choramos-ao-cortar-cebola.htm

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Por que é que choramos ao cortar cebola?
Publicidade
Publicidade