Publicidade

Será que a vitamina C pode ajudar a tratar a acne?

Algumas pesquisas indicam que os produtos com vitamina C na podem ajudar no combate aos efeitos da acne. A acne é uma doença da pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele morta, que podem causar espinhas e pele oleosa.

Muitas pessoas usam cremes, medicamentos, alimentos e suplementos para ajudar a aliviar a acne. De facto, a vitamina C é frequentemente adicionada a muitos produtos para cuidados com a pele que pretendem tratá-lo. Ainda assim, será que a vitamina C é eficaz?

Publicidade
Será que a vitamina C pode ajudar a tratar a acne?

Segundo o site healthline, os produtos com vitamina C na sua composição podem melhorar a hiperpigmentação e reduzir a inflamação induzida pela acne.

A vitamina C, oficialmente conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que é crucial para vários aspectos da saúde, incluindo a pele. O seu corpo não o produz, então deve obtê-lo através da sua dieta.

Essa vitamina também é um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que são compostos instáveis que podem danificar as células do corpo ao longo do tempo, quando os seus níveis se tornam muito altos. A sua pele é afectada pelos radicais livres devido à sua exposição aos ambientes interno e externo, entre outros factores. Dieta, stress, tabagismo, raios ultravioleta (UV) e poluição afectam a saúde da pele.

A epiderme – a camada superior da pele, visível ao olho humano – contém altos níveis de vitamina C. Esta desempenha um papel fundamental na protecção, cura e produção de nova pele. Como a acne é uma condição altamente inflamatória que pode ser exacerbada pelos factores ambientais, a vitamina C pode desempenhar um papel no seu tratamento.

E a vitamina C presente nos alimentos?

Nenhum estudo associa a vitamina C da dieta à redução da acne, mas ainda assim é importante consumi-la para apoiar a síntese de colagénio, a cicatrização de feridas e a saúde geral.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Será que a vitamina C pode ajudar a tratar a acne?
Publicidade
Publicidade