Publicidade

Você sabe o que é fogacho e como se trata?

Publicidade

A menopausa é o período de suspensão da menstruação, que acontece com toda a mulher entre os 45  e os 55 anos de idade.

Mas o que a menopausa tem a ver com fogacho? Calma! Durante esta fase acontecem várias transformações corporais e comportamentais com cada mulher, como por exemplo: irritação excessiva, mau humor, falta de apetite ou fome exagerada, sensações estranhas, preguiça, desejos, perda ou aumento de peso, insónia e calor por excesso ou simplesmente fogacho.

Publicidade
Você sabe o que é fogacho e como se trata?

Fogachos ou afrontamentos são uma onda de calor que atacam algumas mulheres no período pós-menopausa. Os seus sintomas são caracterizados por uma sensação de muito calor, transpiração e ruborização da pele, principalmente na face e que pode durar entre um, três, a cinco anos, em casos raros cerca de 10% mantém os sintomas até depois dos 70 anos de idade.

Você sabe o que é fogacho e como se trata?

Causada pela desregulação do mecanismo de controlo térmico, devido às diminuições dos níveis circulantes de estrogénio, o fogacho costuma começar com uma sensação súbita de calor localizada na face e na parte superior do tórax que dura entre dois e quatro minutos, tornando-se rapidamente generalizada. Essa onda de calor ocorre por uma má interpretação da temperatura corporal real pela região do sistema nervoso central que age como termostato, onde a mulher sente-se muito quente, mas a sua temperatura mantém-se normal, ao redor dos 36,5ºC.

Você sabe o que é fogacho e como se trata?

Apesar de desaparecer espontaneamente, existem alguns métodos para amenizar este incómodo, como:

Manter uma dieta saudável e equilibrada;

Praticar exercícios físicos regularmente;

Meditar ou praticar yoga;

Evitar bebidas alcoólicas, comidas apimentadas e cafeína;

Ficar em ambientes ventilados;

Fazer terapia ou ter acompanhamento médico.

Fonte: https://www.mdsaude.com/ginecologia/menstruacao/fogacho/

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Você sabe o que é fogacho e como se trata?
Publicidade
Publicidade