Publicidade

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Publicidade

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Os ovos são dos alimentos mais versáteis: podem ser usados para fazer omeletes, bolos, panquecas… Mas muitos preferem-nos simples, mexidos ou escalfados, estrelados ou cozidos. Mas sabe quantos ovos inteiros (não falamos apenas de claras) pode comer por dia?

Publicidade
Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Embora não possamos negar que existe colesterol na gema, podemos garantir que é do tipo bom. Além disso, a gema é rica em gorduras saudáveis e micronutrientes que faltam do lado de fora, como vitaminas B e selénio, que melhoram o sistema imunitário.

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

A American Heart Association desaconselha o consumo de mais de 300 miligramas de colesterol por dia. Como os ovos têm cerca de 185 miligramas cada, o nutricionista Jim White recomenda limitar a ingestão diária de ovos em 1,5, desde que escolha alimentos com baixo teor de colesterol para o resto das refeições.

Embora livrar-se da gema signifique livrar-se do colesterol da dieta, isso não lhe dá liberdade para consumir claras em excesso, pois corre o risco de exagerar na proteína.

Hoje em dia, ovo é um alimento sagrado de quem pratica desporto e serve de snack pós-treino. Para os seguidores da alimentação vegetariana por exemplo, o consumo de ovos é óptimo para fornecer proteínas de boa qualidade ao organismo e essas pessoas podem ingerir cinco a seis ovos por semana.

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Segundo especialistas, uma pessoa saudável, com valores de colesterol dentro do recomendado, que segue hábitos de vida saudáveis e pratica exercício físico pode comer um ovo por dia, o que equivale também a uma gema por dia.

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Agora, em casos de excesso de peso, deve optar-se por comer mais claras do que a gema. Por quê? A clara constitui 60 por cento do peso do ovo, é rica em água (90 por cento) e proteína (principalmente albumina) e é duas vezes menos calórica que a gema.

Para sermos mais concretos, 100 gramas de claras correspondem a 47 calorias. No caso da gema, significa 342 calorias.
Antigamente, era incutido que o ideal era comer apenas dois ovos por semana. ”Uma pessoa com condições de saúde normais pode comer dois ovos por dia sem qualquer problema”, rebateu a nutricionista Keri Gans, autora do livro The Small Change Diet, ao site Women’s Helath.

Em exclusivo à Chocolate Lifestyle, a Nutricionista e Dietética angolana Luísa Capalo, numa conversa breve e descontraída, ajudou-nos a entender a grande questão da quantidade diária recomendada.

“Diz-se que o mais seguro é não consumir mais de três ovos por dia, mas pode não ser bem assim. A quantidade de ovo varia de pessoa para pessoa, e depende muito da condição de saúde, objectivos de cada um.
Agora, pessoas que têm colesterol alto, recomenda-se comer um ovo de galinha ou até 5 ovos de codorniz de 2 a 3 vezes por semana. Já quem não tem contraindicações, pode consumir um ovo de galinha ou 5 ovos de codorniz por dia”, recomendou a Nutricionista .

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?

Ainda sobre os benefícios do ovo para a questão da saúde, continuou .”Eles ajudam a perder peso, uma vez que são ricos em proteína e não contêm carboidratos. Além disso, os ovos são baixos em calorias ( um ovo tem cerca de 72) e altamente saciantes, ajuda a controlar o apetite ao longo do dia.

Ajudam ainda a ganhar massa muscular, podem melhorar o humor, a função cerebral e até fortalecem o sistema imunitário. Por exemplo, uma pessoa saudável, com valores de colesterol dentro do recomendado, que segue hábitos de vida saudáveis e pratica exercício, físico pode comer um ovo por dia. No caso das pessoas com hipercolesterolémia ou dislipidemia (colesterol alto) deve consumir dois a três ovos por semana”, frisou.

Os nutricionistas são unânimes: o segredo para uma dieta equilibrada está na variedade. Normalmente não se recomenda a ingestão de um alimento em particular todos os dias.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia?
Publicidade
Publicidade