Publicidade

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Publicidade

Esses dois vilões são os mais comuns da actualidade. Eles mexem com a nossa cabeça e reviram a nossa vida.

Com a rapidez com que a nossa sociedade avança e com a quantidade de coisas que devemos fazer no nosso dia-a-dia, é normal que apareçam respostas de stress ou de ansiedade.

Publicidade
Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Geralmente, esses dois termos tendem a ser entendidos como o mesmo conceito, e não é surpreendente, uma vez que estão muito ligados entre si.

Embora estejam relacionados, não significam o mesmo. A Chocolate Lifestyle ajuda-o a perceber.

Segundo a Healthy, o stress é a reacção de ‘luta ou fuga’ do seu corpo a um acontecimento directo, como terminar um projecto ou lidar com o trânsito.

Um pouco de stress é totalmente normal – e pode até ser uma coisa boa, diz Aarti Gupta, diretora clínica do centro de ansiedade e terapia familiar TherapyNest, na mesma publicação. “Este ‘bom stress’ pode ajudar a impulsioná-lo e motivá-lo a atingir os seus objectivos”. Por outro lado, o “stress negativo é mais crónico e pode ser prejudicial à sua saúde”, acrescenta.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Por sua vez, a ansiedade é um distúrbio clínico no qual as suas preocupações não têm necessariamente um gatilho específico. “A ansiedade é a sensação de desconforto, inquietação ou incerteza gerada internamente”, explica o professor de psiquiatria David Spiegel.

E até aqui, as dúvidas ainda continuam? Não faz mal, vamos novamente a isso.

Certas respostas de ansiedade ou stress são saudáveis e adaptáveis, no entanto, a presença dessas duas respostas em abundância pode produzir sérios problemas de saúde ou distúrbios psicológicos.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Diferenças entre stress e ansiedade

A principal diferença entre stress e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós.

Já a ansiedade pode ser mais do que um friozinho na barriga. Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), o transtorno de ansiedade é uma doença que atinge 264 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os transtornos de ansiedade englobam mais de uma doença, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, Fobia Social, Agorafobia, entre outros.

O stress também pode ser um gatilho para os transtornos de ansiedade, sendo ele um dos sintomas para as doenças desse tipo.

A Associação Americana de Psicologia definiu a existência de 3 tipos de stress: stress agudo, stress agudo episódico ou stress crónico. Além disso, existem o Transtorno do Stress Pós-traumático e o Stress Pós-Parto.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Sintomas de ansiedade e stress

Eles podem estar relacionados, mas têm vários aspectos que os diferenciam, mas em ambos os casos os seguintes sintomas aparecem em comum:

  • Alterações no sono;
  • Hipertensão;
  • Dor no peito;
  • Insônia;
  • Sudorese;
  • Tensão muscular;
  • Cansaço;
  • Tremores;
  • Preocupação em excesso;
  • Entre outros.

Doenças causadas por ansiedade e stress

O stress pode causar: Transtornos de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout, hipertensão, doenças cardíacas, enfartes e até cancro.

Os transtornos de ansiedade podem causar: Úlceras, gastrite, colites, cefaleia, taquicardia, hipertensão, alergias, depressão, entre outros.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Como aliviar ansiedade e stress

O transtorno de ansiedade, por ser uma doença, pode ser tratado com psicoterapia e remédios, como os ansiolíticos. Eles auxiliam no controlo dos sintomas físicos do transtorno e são utilizados na fase mais grave da doença.

Os antidepressivos agem na regulação da comunicação entre os neurónios e colocam um fim nas crises. São recomendados para um tratamento a longo prazo.

A terapia faz-se valer para os dois problemas pois é uma óptima ferramenta para quem não sabe mais o que fazer para erradicar esses males. Os psicólogos identificam as origens e causas do problema, além de fornecer ferramentas para que o paciente tenha uma vida mais leve.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Não confunda stress com ansiedade. Entenda as diferenças
Publicidade
Publicidade