Publicidade

Comida Vegana Também é Deliciosa

Publicidade

Quer adoptar uma alimentação Vegana, mas ainda tem dúvidas sobre como alimentar-se de forma saudável e equilibrada?

Comida Vegana Também é Deliciosa

Vamos ensinar-lhe algumas receitas maravilhosas de comida Vegana, mas antes vai aprender um pouco mais sobre o que é ser Vegano,l. Quais os alimentos para substituir os produtos de origem animal? Qual é a diferença entre Vegano e Vegetariano? Quais são os benefícios da comida vegana para o seu organismo?

Publicidade
Comida Vegana Também é Deliciosa

De certeza que já se fez essas e outras perguntas e hoje vamos tirar as suas dúvidas.

O primeiro passo que tem de dar quando adoptar a alimentação Vegana na sua vida é prestar mais atenção ao que mete no seu prato para não haver nenhum tipo de deficiência, como de proteína e de vitaminas do complexo B, para garantir a ingestão diária de nutrientes e para manter o bom funcionamento do organismo.

Mas não é preciso preocupar-se, com um pouco de conhecimento e de criatividade, além de orientação de um profissional da área, é possível levar essa ideia adiante.

O veganismo é a prática de abster-se do uso de produtos de origem animal, procurando excluir, na medida do possível, o seu uso, seja na alimentação ou no vestuário. Os Veganos, tal como os vegetarianos, não consomem quaisquer alimentos que envolvam a morte de um animal, como por exemplo carne, peixe, moluscos ou insectos. Não adquirem produtos ou materiais derivados de animais tais como couro ou lã, produtos testados em animais, nem frequentam lugares que usem animais para entretenimento, tais como espectáculos circenses que fazem uso de animais, ou jardins zoológicos.

A partir do momento que decide ser vegano, vai fazer algumas substituições para garantir a qualidade nutricional dos alimentos, sem perder sabor e variedade. Saiba a seguir as principais substituições para quem deseja seguir uma alimentação vegana.

Quais os alimentos para substituir os produtos de origem animal?

Ovo

Pode parecer difícil num primeiro momento, mas os ovos podem sim ser substituídos numa dieta. Eles têm diferentes funções em diversas receitas, por isso podem ser trocados por outros ingredientes. Veja, a seguir, quais são:

Linhaça: pode ser usada para dar liga numa receita de bolo, por exemplo. Coloque na água para hidratá-la e ela terá a mesma consistência da clara de ovo. 3 colheres de sobremesa equivalem a uma clara;
Tofu: é um óptimo substituto para os ovos mexidos. Amasse com um garfo e tempere a seu gosto para o pequeno almoço. Também pode substituir os ovos numa receita para recheio de quiche, para pães e muffins. Meia xícara equivale a 2 ovos;

Vinagre de maçã: pode ser usado para deixar a massa de bolo ou de panqueca fofa. Uma colher de chá equivale a um ovo;

Leite

Essa substituição é muito simples e muitas pessoas já estão habituadas. Basta usar os diferentes tipos de leites vegetais. Pode fazer a partir da aveia, do coco, da castanha de caju, da amêndoa, do amendoim, entre tantos outros.

O leite vegetal pode ser usado tanto para receitas doces quanto salgadas. Experimente adoçar e coloque algumas especiarias, como canela, para as noites mais frias.

Manteiga

Esse é outro ingrediente que pode gerar uma certa curiosidade, mas com um pouco de criatividade pode ser substituído. Para comer com panquecas ou com pães, por exemplo, pode usar a manteiga de coco. No caso de algumas receitas, como bolos e panquecas, você pode usar o óleo de coco.

Queijo

Assim como no caso do leite, o queijo também pode ser preparado a partir de oleaginosas, como a castanha de caju e a amêndoa, além de raízes como a mandioca e a batata-baroa.

Qual é a diferença entre Vegano e Vegetariano?

Como já foi mencionado mais acima, o vegano não se restringe apenas à dieta. É uma filosofia de vida relacionada com a alimentação, ideologia, vestuário e restrição completa a produtos de origem animal. Já os vegetarianos optam por parar de comer qualquer tipo de carne, porém, sem deixar de lado proteínas de origem animal, como ovos e leite.

Quais são os benefícios da comida vegana para seu organismo?

Uma dieta rica em vegetais traz inúmeros benefícios à saúde, desde que a ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo sejam consumidos.

Perda de peso

O consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais e pobres em gorduras pode ajudar na perda de peso. É preciso ter cuidado apenas para não ingerir uma quantidade alta de carboidrato simples, uma vez que pães e massas podem ser incluídos no cardápio.

Diminui os Males crónicos

Como já foi dito, o consumo excessivo de produtos de origem animal está relacionado com o surgimento de alguns problemas crónicos, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Sistema digestivo

A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Por isso, a dieta vegana, baseada em muitos vegetais, contribui para a saúde gastrointestinal.

Intoxicação e alergias

Quem consome produtos de origem animal, como carnes, leites, ovos e peixes, pode estar mais exposto a intoxicações alimentares e alergias.

Sistema imunológico

O consumo de vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras e legumes vão ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Dessa forma, o organismo fica protegido de alguns males oportunistas.

Vamos ensinar-lhe agora algumas receitas simples, deliciosas e muito
praticas de fazer de comida Vegana.

Pão de queijo vegano

Comida Vegana Também é Deliciosa

Ingredientes

  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/3 xícara de óleo
  • 2 xícaras de batata salsa amassada (tipo puré)
  • 1 xícara de água quente
  • sal a gosto
  • temperos a gosto (salsinha desidratada, ervas finas, alho desidratado, gergelim, linhaça)

Modo de preparação

Cozinhe em água fervente a batata salsa já descascada. Reserve a água utilizada após a fervura. Amasse as batatas até à consistência de um puré. Numa travessa, adicione o polvilho azedo, o polvilho doce, o óleo, o sal e a água quente da fervura das batatas. Misture bem até virar uma massa uniforme, se preferir utilize as próprias mãos. Acrescente os temperos que preferir. Pode separar a massa em pedaços e acrescentar temperos diferentes para cada pedaço. Faça bolinhas, de preferência pequenas, e coloque numa assadeira antiaderente com espaço entre uma bolinha e outra, pois quase duplica de tamanho. Em forno pré-aquecido a 180°C, meta os seus pães de queijo veganos por aproximadamente 20 minutos, ou quanto achar necessário.

Mousse de chocolate vegana

Comida Vegana Também é Deliciosa

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 4 colheres (sopa) de melado de cana
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparação

No liquidificador, adicione o abacate, o cacau, a canela, o melado e a essência de baunilha. Bata bem e leve ao frigorífico por 2 horas.

Risoto vegano

Comida Vegana Também é Deliciosa

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz integral
  • 300 g de legumes diversos (vagem, cenoura, ervilha, brócolos e couve-flor)
  • 100 g de cogumelos inteiros
  • 100 g de azeitonas verdes sem caroço
  • 3 pimentas (da sua preferência)
  • Azeite, sal e temperos frescos (orégão, tomilho, manjericão roxo e cheiro-verde) a gosto.

Modo de preparação

Pique as pimentas em pedaços bem pequenos e reserve. Cozinhe o arroz integral conforme as instruções do fabricante ou à sua preferência, juntamente com as pimentas picadas. Pique os legumes em cubinhos, cozinhando-os apenas com água. Após cozidos, escorra toda a água e reserve.

Numa panela, adicione um fio de azeite, os legumes cozidos, as azeitonas, os champignons, os temperos frescos e sal a gosto. Refogue-os bem até secar toda a água. Por fim, misture o arroz com os legumes refogados e sirva em seguida.

Bom apetite!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Comida Vegana Também é Deliciosa
Publicidade
Publicidade