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7 cuidados essenciais para manter a sua saúde em dia

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Hoje, mais do que nunca, manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e, claro, com muita qualidade! Entre os cuidados e hábitos que são imprescindíveis para cuidar bem do corpo e da alma estão praticar exercícios físicos constantemente, alimentar-se bem e não esquecer da hidratação, fórmulas para manter com certeza a sua saúde em ordem.

Verificar que está dormir o suficiente; prevenir gastos com saúde; evitar hábitos nocivos, como ingerir álcool em excesso e fumar e praticar sexo seguro são outros passos importantes para manter uma boa qualidade de vida no dia a dia.
Quer saber como manter a saúde em dia? A Chocolate Lifestyle ajuda-o, confira 7 cuidados essenciais!

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Pratique exercícios para manter a saúde em dia

7 cuidados essenciais para manter a sua saúde em dia

Quer manter a saúde em dia? A regra é clara: exercite-se regularmente! Ao praticar alguma actividade física de três a cinco vezes por semana você fica menos stressado, controla o seu peso e reduz o risco de desenvolver cancro e outras doenças crónicas, como pressão alta.

Mesmo quem tem restrições de saúde e não pode praticar exercícios mais pesados pode caminhar, fazer pilates ou alguma outra actividade de baixo impacto. Para fazer efeito, é essencial ter em mente que são necessáriosnpelo menos 150 minutos de exercício por semana.

Uma dica importante: antes de entrar no ginásio não deixe de consultar um cardiologista e/ou clínico geral para se certificar que não tem nenhuma restrição para a prática de exercícios.

Alimente-se bem

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De nada adianta praticar exercícios físicos regularmente se não prestar atenção no que coloca no prato. A alimentação é extremamente fundamental.

Para manter a saúde em dia, é importante buscar uma alimentação equilibrada, que tenha pelo menos cinco porções de legumes, verduras e frutas todos os dias.

Grãos e cereais integrais, assim como o feijão, não podem ficar de fora da sua dieta. Por fim, tente comer menos gordura, principalmente animal, e controlar as suas porções de açúcar e sal.

Um outro alerta: alimentar-se bem passa também por não pular refeições durante o dia.

O pequeno almoço é especialmente importante. Ao comer bem logo cedo evita a tentação de ingerir calorias extra ao longo do dia. Capriche na primeira refeição e garanta que o seu organismo terá energia suficiente para encarar as próximas horas sem problemas.

Não se esqueça da hidratação

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Manter o corpo hidratado é um passo importante para garantir o seu bom funcionamento. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Quer variar? Água de coco e sucos podem ser alternativas interessantes, mas lembre-se de que a água pura deve ser sempre a sua principal fonte de hidratação.

Bebidas como refrigerantes (inclusive os light e diet) devem ficar fora do cardápio. Além de não oferecerem nenhum tipo de nutriente para o corpo, essas opções também são ricas em substâncias que podem fazer mal ao seu organismo, como conservantes, corantes e sódio.

Surgiu uma vontade irresistível de tomar uma bebida gasosa? Opte pela água com gás, de preferência de fontes naturais.

Previna-se!

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Quando o assunto é saúde, a velho adágio que diz que prevenir é melhor do que remediar é mais do que verdadeiro.

O ideal é pensar à frente e reduzir os gastos com saúde, que terá no futuro com remédios e afins. Considere ainda a possibilidade de adquirir produtos como seguro de vida, sobretudo produtos com coberturas ainda em vida como para doenças graves e cirurgias.

Tenha atenção ao sono

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Dormir bem é essencial para manter o sistema imunológico em dia. A quantidade de horas de sono necessária varia de pessoa para pessoa, mas o ideal é de 7 a 9 horas de sono por dia.

Para garantir uma noite de qualidade, fique atento a pontos como densidade do seu colchão, qualidade do travesseiro, luminosidade e temperatura do quarto.

Para ter uma boa noite de sono, evite assistir televisão ou mexer no telemóvel antes de dormir. Bebidas como o café também devem ser evitadas. Dê preferência a um chá relaxante.

Outro ponto importante: não deixe de jantar! Opte por alimentos leves, como uma sopa, mas não abra mão de comer algo à noite. Assim, evita acordar com uma fome descomunal pela manhã porque dormiu de barriga vazia.

Evite hábitos nocivos

7 cuidados essenciais para manter a sua saúde em dia

Fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia.

Ao ser ingerido em demasia, o álcool pode atrapalhar a sua concentração, além de sobrecarregar o fígado.

Não é preciso abrir mão da taça de vinho ao jantar. No entanto, beber em excesso deve ser evitado a todo o custo, mesmo em ocasiões especiais, como uma viagem em família.

Já em relação ao fumo, não tem meio termo: parar é um passo essencial para manter a saúde em dia. Um simples cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, só para saber.

Além disso, cancro de pulmão, boca, esófago e garganta, tem ligação directa com o tabaco. Mesmo fumadores passivos devem ficar alerta: a convivência directa com quem fuma aumenta as suas chances de desenvolver problemas respiratórios e até mesmo, algum tipo de cancro.

Pratique sexo seguro

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Fazer sexo faz bem à saúde. Sim, manter relações sexuais constantes é bom, no entanto, é preciso que o sexo seja seguro. Ao não abrir mão do preservativo evita uma gravidez indesejada e previne doenças como o HIV e o HPV, que pode levar ao cancro do colo do útero.

Além de usar preservativo em todas as relações sexuais, é importante que as mulheres realizem anualmente exames ginecológicos de rotina, como papanicolau e ecografia transvaginal. Já homens a partir dos 50 anos devem visitar todo o ano o seu médico urologista.

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