Publicidade

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

Publicidade

Quase que já não é segredo para ninguém que hidratar-se é fundamental, mas não é consenso que tomar mais água resulte em menos quilos.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

Porém, muitos ainda não acreditam que o líquido precioso possa fazer mais do que matar apenas a sede. Não é que os goles não tenham o seu papel na perda de peso, mas apenas aumentá-los não necessariamente resultará em emagrecimento.

Publicidade

A ingestão de água é uma das mais importantes recomendações de cuidado com a saúde. Afinal, ela é essencial em todas as funções do organismo durante o dia.

Por exemplo, na transpiração, regulando a temperatura corporal; na urina, eliminando toxinas; no transporte de nutrientes para todo o corpo pela corrente sanguínea; para o bom funcionamento do intestino; na respiração em forma de vapor; entre diversas outras funções vitais.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

Bem, beber água pode causar aumentos ligeiros e temporários no metabolismo, e beber cerca de meia hora antes de cada refeição pode ajudá-lo a ingerir menos calorias. Ambos os efeitos podem contribuir para a perda de peso em algumas pessoas.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

De acordo com um estudo, beber mais água do que o normal está associado a uma diminuição no peso e composição corporal. Outra revisão de estudos descobriu que a desidratação crónica estava associada à obesidade, diabetes, cancro e doenças cardiovasculares.

Porém, numa investigação mais antiga, investigadores estimaram que beber 2 litros de água por dia aumentava o gasto de energia em cerca de 23 calorias diárias devido a uma resposta termogénica ou um metabolismo mais rápido.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

A acrescentar, beber água cerca de meia hora antes das refeições também pode reduzir o número de calorias ingeridas. Isso pode acontecer porque é fácil para o corpo confundir sede com fome.

Um estudo mostrou que as pessoas que beberam 500 mL de água antes de cada refeição perderam 44% mais de peso em 12 semanas, em comparação a aquelas que não beberam.

No geral, parece que beber quantidades adequadas de água, especialmente antes das refeições, pode aumentar o controlo do apetite e manter um peso corporal saudável, especialmente quando combinado com um plano alimentar saudável.

Muita gente pergunta a quantidade ideal de consumo de água ao dia. “Dois litros?”. “Beber água oito vezes por dia é mito?”.

Na verdade, o cálculo da quantidade de água que deve ser ingerida é individual, mas segue a fórmula de 35 ml por quilo de peso corporal.
Por exemplo, uma pessoa de 80 Kg, portanto, deve beber no mínimo 2,8 L de água ao dia.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

Entretanto, sabemos que os goles de água fazem muito mais do que ajudar na perda de peso. Geralmente, o líquido carrega pitadas de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio.

Também ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo.

Por outra, é preciso lembrar que a água, por si só, não é capaz de exterminar os quilos indesejáveis. Para que o resultado seja efetivo, a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma alimentação ajudam bastante neste assunto de emagrecimento!

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?

De qualquer forma, apesar de todas essas descobertas, é importante destacar que podemos afirmar que a ingestão de água auxilia na perda de peso. Contudo, não pode ser considerada como a única solução para todos os problemas.

Esse comportamento deve estar inserido nos quatro pilares de uma vida saudável: atividade física, bons hábitos alimentares, cuidado com o emocional e com a espiritualidade.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Beber muita água ajuda realmente a perder peso?
Publicidade
Publicidade