Publicidade

Saúde Mental na Menopausa: saiba se está com sintomas de depressão

Publicidade

As mulheres são mais propensas a desenvolver ansiedade e transtornos de humor como depressão, principalmente após a menopausa. Em muitas mulheres a menopausa pronuncia-se na irregularidade menstrual, na hemorragia, na menstruação mais ou menos frequente, na onda de calor (fogacho), na alteração do sono, da libido e do humor, o que muitas vezes torna-se um desafio para muitas mulheres.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2003), relativamente à população idosa (com mais de 65 anos), os problemas de saúde mental existem em maior número no sexo feminino. À medida que envelhecem, as mulheres atravessam mudanças na sua vida que podem afectar a sua saúde mental e algumas dessas mudanças de vida podem conduzir à depressão.

Publicidade
Saúde Mental na Menopausa: saiba se está com sintomas de depressão

Menopausa é o nome dado ao ano seguinte à última menstruação que a mulher tem na vida. A fase de transição para a menopausa é também conhecida como pré-menopausa ou perimenopausa, que começa, em média, aos 45 anos.

As oscilações hormonais desse período podem causar uma série de sintomas que podem variar muito de mulher para mulher. Dentre eles, podemos citar: distúrbios do sono, ondas de calor e suores nocturnos, secura vaginal, dores de cabeça, queixas de memória e, principalmente, alterações de humor.

Saúde Mental na Menopausa: saiba se está com sintomas de depressão

A Depressão é um transtorno emocional/psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é normal, todos nós nos sentimos tristes em algum momento, mas quando não conseguimos gerir as emoções, a nossa paz interior é afectada e perdemos a energia que nos move para viver uma vida feliz.

Quando estes sintomas se agravam ou perduram por mais de duas semanas seguidas, convém começar a pensar em procurar ajuda. Até porque existem sintomas que podem, por vezes, confundir-se com a demência (OMS, 1995), como a falta de apetite, recusa em tomar a medicação ou queixas de vários problemas de saúde.

Estudos indicam que 60% das mulheres que buscam tratamento para os sintomas da menopausa se queixam principalmente de alterações de humor; sintomas depressivos, ansiendade, irritabilidade, entre outros sintomas.

Saúde Mental na Menopausa: saiba se está com sintomas de depressão

O período da entrada na menopausa pode coincidir com o período em que os filhos estão a entrar para a adolescência ou a sair de casa para trabalhar e estudar, bem como com o aumento das exigências no trabalho. Todos estes factores podem impactar de forma importante a qualidade de vida da mulher que já está a lidar com as mudanças no seu corpo e na sua vida.

Os sintomas da depressão, nesse período, podem ser físicos, psicológicos ou sociais. Os principais sintomas psicológicos incluem tristeza prolongada, desesperança, baixa autoestima, perda do prazer e motivação, intolerância, entre outros sintomas.

Os sintomas físicos normalmente apresentam-se na forma de alterações importantes do sono e na alimentação, diminuição da libido e falta de energia. Os sintomas sociais podem manifestar-se na forma de uma diminuição da produtividade no trabalho e nos estudos. Quando os sintomas chegam a esta gravidade, a paciente precisa de um acompanhamento médico e psicológico.

Lembre-se de que um estilo de vida mais saudável também pode ajudar a enfrentar os desafios dessa nova fase. Estudos indicam que a prática de actividades físicas, alimentação saudável e actividades que sejam verdadeiramente prazerosas, como um hobby ou um desporto, podem ajudar.

É preciso, portanto, estar atento a sintomas que as mulheres que têm depressão grave podem apresentar. Tais como parecerem cansadas, tristes ou desinteressadas com a vida. Muitas vezes falam lentamente e não conseguem concentrar-se.

Por vezes os sentimentos de depressão não duram muito tempo e não requerem tratamento. Outras vezes, uma dose de medicação durante um determinado período pode ser a melhor opção. Em alguns casos, o tratamento pode passar por medicação ou aconselhamento ou ambos.

Por outro lado, uma rede de amigos, família e a prática de várias actividades é bom para o seu bem-estar mental. Consultar um grupo de apoio ao doente, fazer exercícios regularmente e alimentar-se com refeições equilibradas também pode ajudar no seu humor. Deixe que a sua família e amigos saibam o que está a acontecer e o que está a fazer para resolver esses problemas.

E porque é mais difícil lidar com a tristeza quando existem outros problemas de saúde associados, deve consultar o seu médico para um exame físico completo para procurar se existe alguma razão física para a sua depressão.

Faça o teste

As pessoas que estão deprimidas revelam diversos sintomas da doença quase todos os dias, durante pelo menos 2 semanas. Coloque um visto à frente das alíneas às quais responde “sim”:

  • Falta de interesse em coisas que gostava de fazer;
  • Sent-se triste, em baixo ou chorar com frequência;
  • Move-se lentamente ou agir impacientemente ou não parar quieta;
  • Senti-se sem valor ou muito culpada no dia-a-dia;
  • Tem uma mudança no apetite ou perda ou ganho de peso sem fazer dieta;
  • Tem pensamentos de morte ou suicídio ou tenta o suicídio;
  • Te problemas em concentrar-se, pensar, lembrar-se ou tomar decisões;
  • Dorme demasiado ou não consegue adormecer ou dormir tempo suficiente;
  • Falta de energia e sentimento de cansaço todo o tempo.

Se estiver a ter, pelo menos, cinco destes sintomas (incluindo, pelo menos, um dos dois primeiros), pode estar deprimida. Se sente problemas com qualquer um destes sintomas, fale com o seu médico.

Seja gentil e paciente consigo mesma durante esse momento da sua vida, e lembre-se de ser grata até mesmo pelas emoções difíceis, pois são elas que possuem o potencial para nos despertar para uma nova fase das nossas vidas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saúde Mental na Menopausa: saiba se está com sintomas de depressão
Publicidade
Publicidade