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Cuide da sua saúde mental

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Como anda a sua saúde mental nos últimos tempos?

Para melhor lidar com as situações de elevado stress, é recomendável que procure identificar fontes do mesmo:

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  1. externas: conflitos interpessoais; desorganização da rotina pessoal e profissional; sobrecarga de exigências no lar e no trabalho; excesso de ruídos ambientais; entre outras;
  2. internas: exigência excessiva voltada a si e aos outros; mágoas e ressentimentos; excesso ou falta de flexibilidade em relação aos próprios limites; entre outras.

Entre as fontes de stress identificadas, tente minimizar aquelas que podem ser evitadas.

Reinterprete os “stressores” inevitáveis, procurando ver o lado positivo de cada um deles, identifique recursos pessoais de manejo do stress que utilizou noutros momentos e que foram positivos.

Embora o cenário seja diferente, as estratégias de gestão de stress costumam ser efectivas em diferentes contextos. Atenção! Quando as estratégias que escolher utilizar não estiverem a ser suficientes para amenizar ou estabilizar o seu estado emocional, procure a ajuda de um profissional da saúde para receber orientações específicas sobre a sua situação.

Existem algumas estratégias de autocuidado que podem ser adoptadas para minimizar os impactos psicológicos oriundos do contexto que vamos vivenciando, para tal, procure executar actividades produtivas e de entretenimento para tirar o foco de pensamentos negativos. Há uma infinidade de ideias na internet que podem ser fortes aliadas nesta busca, enfrente os problemas à medida que forem surgindo, faça o que é possível e reconheça quando atingiu os seus limites, pois nem tudo pode ser resolvido por si.

Às vezes, antigos paradigmas devem ruir para que novos possam surgir, inclua na sua rotina momentos de relaxamento e procure desacelerar os pensamentos. É importante que guie a sua vida de forma a equilibrar responsabilidades com lazer, mantenha activa a sua rede socioafectiva através do contacto frequente, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas. Quando sentir necessidade, compartilhe receios e medos com pessoas de confiança.

Garanta pausas sistemáticas durante o trabalho. Se possível, pratique actividades ergonómicas em alguns desses intervalos, coloque em prática os banhos de sol, tenha uma dieta equilibrada, realize exercícios físicos, descanse, e acima de tudo reconheça a importância de cuidar de si. Apesar de aparentemente simples, os tópicos sugeridos compõem uma acessível fórmula para o bem-estar e para o equilíbrio emocional. Lembre-se: tão importante quanto adoptar as medidas de protecção para a saúde física, é praticar com constância e engajamento as acções capazes de preservar a sua saúde psicológica.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

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