Publicidade

Cuidados de saúde emocional de um professor

Publicidade

Ser professor é, além de um dom, uma das profissões mais bonitas e importantes do mundo, pois todo o ser humano precisa de um profissional de educação. E por ser uma profissão que exige muito esforço psicológico, é muito importante que haja condições para que a saúde emocional do professor seja e esteja em boas condições.

Cuidados de saúde emocional de um professor

O trabalho de ensinar é com certeza gratificante, mas também pode ser stressante e juntando a realidade do ensino do nosso país, uma das formas de aumentar a sua resiliência e evitar o stress é obter o apoio de outras pessoas e também investir em relacionamentos que o fortaleçam.

Publicidade

– Obtenha o seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Caro professor, já pensou quantas horas dedica ao seu trabalho? Quais são as actividades que mais tomam o tempo nas suas responsabilidades como professor?

Procure aprender sobre gestão do tempo e reflita sobre formas de dividir a vida profissional e a vida familiar

– Aprenda a dizer “não”

Você tem o hábito de “aceitar” compromissos extra?  Não consegue dizer “não” a quem lhe pede um favor, além das suas capacidades?

– Tenha metas e objetivos realizáveis

Todos nós fazemos planos para conseguir conquistar grandes sonhos, mas muitas vezes é melhor fazer mudanças em pequenos passos, pois alcançar pequenos objectivos geralmente pode gerar sentimentos fortalecedores que podem ajudá-lo a enfrentar os desafios maiores. Escreva objectivos grandes e objetivos menores a partir de agora, compartilhe as suas ideias com alguém em quem confia.

Os professores que se sentem muito stressados devem procurar conversar com colegas para obter ideias adicionais. É importante conversar sobre esse tema com aqueles que são da mesma profissão, pois compartilham dos mesmos desafios e juntos podem encontrar formas de lidar com as suas frustrações. O apoio dos professores colegas e da Direcção da escola é muito importante. Está última tem um papel fundamental no sentido de minimizar problemas, como por exemplo, condições de trabalho inadequadas e actividades que impactam a carga de trabalho do professor.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Cuidados de saúde emocional de um professor
Publicidade
Publicidade