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Cuidados a ter ao praticar exercícios físicos

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A prática de actividades físicas faz muito bem à saúde. Há quem diga que a estação mais quente é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição para praticar exercícios físicos no calor ao invés dos dias frios.

Cuidados a ter ao praticar exercícios físicos

No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter antes da realização de actividades físicas. A ausência desses procedimentos pode comprometer a qualidade da actividade e o bem-estar da pessoa.

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Cuidados a ter ao praticar exercícios físicos

1. Mantenha-se hidratado e bem alimentado

A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a actividade. Exercitar-se em jejum pode causar tontura ou desmaio. Mantenha-se hidratado e prefira ingerir água ao invés de bebidas açucaradas ou isotónicos.

2. Use roupas confortáveis

Nada melhor do que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a actividade seja uma caminhada ou corrida, use ténis com meia para fixar o pé e prevenir torções.

3. Faça alongamento

O alongamento avisa e prepara o corpo para a actividade física. Alongar antes e depois da mesma é importante para evitar lesões, além de ajudar a melhorar a performance.

4. Busque orientação para actividades mais intensas

Actividades físicas intensas, que promovem a alta performance aeróbica precisam de ser prescritas e orientadas pelo profissional de Educação Física. Recomenda-se realizar exame clínico antes de empreender exercícios intensos, pois sem orientação podem provocar lesões, dores, distensões e até a morte.

5. Exercite-se ao ritmo apropriado, sem pressas, para não forçar demasiado a caixa toráxica e o sistema cardiovascular.

6. Não descure a segurança: utilize o calçado adequado (anti-derrapante e com espaço suficiente), protecções (mãos e joelhos) e toalhas (para evitar contacto com as secreções corporais de outros).

7. Mantenha-se hidratado durante toda a actividade física, mesmo que tenha que parar durante a sessão.

8. Pratique exercício físico ao ar livre, sempre que possível, evitando diferenças de temperatura.

Cuidados após a actividade

Alongar-se após a actividade física é tão importante quanto antes do exercício. Alimentar-se de maneira adequada após a prática evita fraqueza e perda de massa magra (músculo).

Cuidados a ter ao praticar exercícios físicos

Saiba quais os cuidados deve ter na hora de fazer exercícios em casa

O primeiro passo é fazer um aquecimento entre 5 a 10 minutos antes de iniciar o treino, pois ele vai ajudar a preparar os músculos para uma actividade mais intensa, evitando lesões e aumentando o rendimento do treino. Saltar à corda e fazer polichinelo, são ótimas opções para o aquecimento.

Para quem não tem uma rotina de exercícios físicos e está a iniciar, nos primeiros dias de actividade, comece com intensidade leve e com o passar dos dias aumente gradualmente de acordo com o ganho de resistência.

Postura

Treinar em casa também exige atenção na postura quando for fazer o exercício. Fazer uma actividade de forma incorreta pode causar lesões e deixar dores pelo corpo. É importante usar roupas leves e utilizar ténis, mesmo estando dentro de casa, pois eles servem para amenizar o impacto dos exercícios nas articulações, principalmente em treinos que o obrigam a fazem você e flexionar o joelho.

Cuidados a ter ao praticar exercícios físicos

A respiração é fundamental pois ela te ajudar a fazer seus exercícios com mais intensidade melhorando seu rendimento no treino. Quando inspiramos pelo nariz e soltamos lentamente pela boca, oxigenamos o nosso corpo e o ajudamos a continuar o exercício com mais força.

Você também precisa se manter hidratado durante os treinos. O ideal é beber um copo de água antes de começar e durante os intervalos dos exercícios.

Descanso

Cuidado com a vontade de querer treinar o tempo todo. O corpo precisa descansar. Malhar demais pode causar fadiga muscular, estresse e outros problemas de saúde, por isso, alterne os dias de treino mais intenso com os dias de treino mais leves para não forçar seu corpo. É possível fazer os exercícios sozinho, desde que siga cuidados importantes para evitar lesões e melhorar o condicionamento físico sem correr riscos de saúde.

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