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Quer comer bem sem gastar muito dinheiro? A nutricionista Natália Mendes Maia vai explicar-lhe

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A dificuldade que muitas vezes encontramos é alimentarmo-nos bem, sem gastar muito. Por vezes, por falta de opções, comemos o que temos em casa. O que muitas vezes esquecemos é que não precisamos de ter comidas fora do normal no frigorífico. Couve, rama de batata, carne e alguns outros alimentos mais práticos de obtermos, com certeza fazem toda a diferença na nossa ementa.

A nutricionista Natália Mendes Maia concedeu uma consulta aos leitores da Chocolate lifestyle, para tirarmos as suas dúvidas e aprendermos.

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Quer comer bem sem gastar muito dinheiro? A nutricionista Natália Mendes Maia vai explicar-lhe

Muitas vezes a Dra. Natália é questionada pelos seus pacientes sobre o que precisam fazer para alimentar-se bem sem gastar muito dinheiro. A Dra. Responde:

“Planear as refeições é a melhor forma de economizar porque depois disto faz-se a lista de compras e leva-se para casa apenas o que será utilizado. Fazer as compras de casa sem um plano torna isto difícil. Também aviso sempre para procurarem consumir os produtos nacionais e que estão em época porque acabam por estar mais baratos”, explica a Dra.

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Quais são os alimentos que não podem faltar no cardápio, quando o paciente quer alimentar-se bem?

“Pessoalmente acredito que cabe tudo dentro de uma alimentação saudável, mas na quantidade certa. Mas o que não pode faltar são com certeza as frutas e as verduras porque nos fornecem fibras, vitaminas e minerais que vão combater ou prevenir doenças e o envelhecimento precoce”, esclarece a nutricionista.

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De certeza que já se perguntou quais são os alimentos com mais nutrientes e que melhor contribuem para a nossa saúde. Para a Dra. Natália “nenhum alimento sozinho é completo, por este motivo é importante variar a alimentação, principalmente as cores dos alimentos, para garantir vários nutrientes. Os alimentos cultivados sem pesticidas e agrotóxicos, por norma, têm mais nutrientes do que os que usam, então comprar de produtores locais é uma excelente forma de garantir mais nutrientes no prato”, disse a nutricionista Natália Mendes Maia.

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Tudo consumido por excesso tem as suas consequências negativas. A especialista explica que dependendo do alimento que ingerimos diversas vezes, pode prejudicar sim, a nossa saúde. “Como por exemplo os açúcares, em excesso podem causar a Diabetes, o sal pode causar Hipertensão e comidas gordurosas podem aumentar o colesterol. Como tudo na vida é preciso haver um equilíbrio para o bom funcionamento do nosso corpo e comer na quantidade certa”, explica a Doctora.

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