Publicidade

Dicas para amenizar manchas na pele de forma natural

Publicidade

Há muitas formas de amenizar as manchas na pele: através do peeling, ácidos, laser, cremes específicos e muitos outros procedimentos. No entanto, estas nem sempre são tão agradáveis. Elas podem livrar-nos do problema, mas em contrapartida, podem causar outros. Esses tipos de procedimento agressivos, na maioria das vezes deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar por levar a outras manchas, como as causadas pelo sol.

Dicas para amenizar manchas na pele de forma natural

É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar pôr  produtos como perfumes ou cosméticos sobre a pele afectada. Além disso, também é importante usar sempre o protector solar sobre a área afectada, para que o tratamento seja eficaz.

Publicidade

Tratamentos naturais que vão ajudar a amenizar as manchas da pele:

Mel e Limão

O mel, com as suas muitas propriedades nutritivas, contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes, antibacterianas e antissépticas. Além disso, suaviza e regenera a pele. O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Misture o sumo de um limão com duas colheres de mel 100% natural. Aplique sobre a região com manchas. Deixe agir por 30 minutos e enxague bem.

Aloe Vera ou Babosa

A Aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta repleta de usos e benefícios. Ela pode ser usada para fazer creme dentário, cremes hidratantes e removedores de maquilhagem caseiros. O seu gel possui 96% de água e 4% de ingredientes como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada.

A Aloe Vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele, portanto ajuda a combater o envelhecimento precoce e a luzir um rosto belo e viçoso. O aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz, por isso, é um grande aliado para combater as manchas de acne.

Coloque a polpa da babosa num recipiente de madeira ou plástico e adicione o suco de um limão. Misture muito bem e aplique no seu rosto, sempre para cima, e com movimentos circulares suaves. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Também pode passar o óleo da babosa na pele.

Ingredientes:

Folha de babosa.

Modo de preparação:

  • Retire o gel da folha de babosa;
  • Aplique na pele;
  • Deixe agir por 20 minutos;
  • Lave com água fria;
  • Repita duas vezes por dia.

Esfoliação na Pele

Esfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a eliminar as cicatrizes da acne.

Dicas para amenizar manchas na pele de forma natural

Meta uma colher de açúcar no creme hidratante que utiliza diariamente e aplique-o com movimentos circulares. Logo em seguida, enxague o local com água fria. Existem outros produtos naturais que podem ser utilizados como esfoliantes para o rosto, como mel, aveia, fuba e até argila. Para fazer uma esfoliação com a argila, basta preparar uma pasta um pouco mais líquida, passar no rosto em movimentos suaves e circulares e enxaguar.

Batata

A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

É recomendado testar a aplicação do suco da batata numa parte pequena da pele para verificar possíveis reações alérgicas aos componentes.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas actua como um agente clareador, já que possui gorduras essenciais que irão manter a pele hidratada e saudável. Ele é considerado um bom hidratante para a pele, principalmente oleosa, pois contém ácidos graxos que ajudam a dissolver o sebo relacionado com o surgimento de espinhas.

Você pode usar algumas gotas no rosto lavado todos os dias antes de dormir.

Vinagre de Maçã

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma xícara com vinagre de maçã. Deixe até sentir que a cebola absorveu bem o vinagre (mais de 10 min). Após este tempo, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe agir por 10 min. Enxague com água. Os resultados devem aparecer em duas semanas, fazendo 1 vez por dia, todos os dias.

Óleo de coco

O óleo de coco suporta o equilíbrio natural da pele, hidratando, suavizando e reduzindo manchas. Basta aplicá-lo no local desejado duas vezes ao dia. Se você possuir uma pele oleosa ou que tende a suar com mais frequência, é recomendado lavar e esfoliar após a aplicação.

Azeite de Oliveira e Bicarbonato de Sódio

O azeite de oliveira, pela sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes, acaba por se tornar um óptimo aliado para eliminar manchas de acne. Tem um efeito desintoxicante, remove  todas as impurezas e deixa o rosto liso e brilhante.

Aplique sobre a cicatriz um algodão embebido numa colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral. Massageie a área delicadamente por um minuto, depois lave o seu rosto. Após a esfoliação, aplique o azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais profundas da sua pele para actuar directamente sobre a cicatriz, enquanto alisa e regenera a derme. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto normalmente.

Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é rico em antioxidantes, refresca e rejuvenesce a pele. É facilmente absorvido, pois é parecido com o óleo produzido naturalmente pelo corpo, e ajuda a controlar a oleosidade e a regeneração cutânea.

Aplique algumas gotas e deixe descansar durante a noite. O ideal é ter cautela, pois o excesso de óleo pode acabar por entupir os poros. Se a sua pele for muito oleosa, lave após alguns minutos da aplicação.

Tomate

O tomate é muito bom para a nossa saúde, e a sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele. Os tomates podem ajudar a resolver problemas comuns da pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne.

Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxague com água morna.

Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto apresenta componentes antimicrobianos, antissépticos, bactericidas e anti-inflamatórios.

Óleos essenciais são um pouco voláteis, por isso, em alguns casos, é recomendado que eles sejam misturados com outros óleos vegetais, também chamados de óleos carreadores. Nesse caso, o óleo essencial de eucalipto pode ser misturado a um óleo vegetal como óleo de jojoba, azeite de oliveira, manteiga de cacau ou óleo de coco.

Misture uma a duas gotas do óleo essencial de eucalipto com uma colher de sopa de óleo carreador;

Aplique no rosto tomando cuidado com a região dos olhos;

Enxague após 15 minutos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Dicas para amenizar manchas na pele de forma natural
Publicidade
Publicidade