Publicidade

Cuidados ao limpar os ouvidos!

Publicidade

Músicas e palavras, quem não gosta de ouvir? É sobre este órgão indispensável que vamos falar.

Cuidados ao limpar os ouvidos!

O ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo. Este órgão é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, e tem como função captar as ondas sonoras. É no canal auditivo que é produzida a cera de ouvido, com funções essenciais para a nossa saúde.

Publicidade

O ouvido, tal como outros órgãos, precisa de cuidados de higiene. Com os ouvidos o cuidado é diferente, pela sua sensibilidade.

Devemos ter muito cuidado porque a região interna é extremamente sensível e tentar limpá-la pode causar lesões e infecções. Há também o risco de prejudicar a audição, com uma eventual lesão ou perfuração do tímpano.

Hoje mostraremos alguns cuidados a ter:

  • Ao limpá-los  tire apenas o excesso de cera, para isso use uma toalha húmida ou lenço humedecido e nunca os cotonetes, porque eles são indicados apenas para limpar atrás da orelha;
  • Utilize as hastes flexíveis com pontas de algodão somente para higienizar atrás da orelha ou limpar a cera que está visível na parte externa do ouvido e nunca use objectos para coçar o ouvido, eles podem causar traumas graves e prejudicar a audição;
  • Ao nadar use tampões para os ouvidos ou toucas apropriadas para não entrar água.;
  • Seque os ouvidos cuidadosamente após nadar ou tomar banho;
  • Para tirar algum resquício de água, incline a cabeça e mantenha a orelha virada para baixo, permitindo que a água escape do canal auditivo;
  • Nunca coloque substâncias inapropriadas dentro do ouvido, como água oxigenada, álcool ou cera de vela. Além de inúteis, essas substâncias trazem riscos para a saúde e podem ferir o ouvido.

A cera do ouvido muitas vezes é associada à sujidade, mas ela possui um papel importantíssimo na protecção do ouvido, impedindo que insectos, sujidade e bactérias se infiltrem no canal auditivo, além de evitar que a pele sensível do canal fique irritada caso entre água.

Quando a cera está muito visível, significa que o nosso mecanismo de limpeza do ouvido eliminou a cera em excesso. Ela pode incomodar, mas é necessário cuidado ao removê-la.

Ao identificar qualquer incómodo nos ouvidos, o mais aconselhável é dirigir-se a um especialista (Otorrinolaringologista)

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Cuidados ao limpar os ouvidos!
Publicidade
Publicidade