Publicidade

3 dicas para evitar que o feijão lhe cause gases

Publicidade

O feijão é um alimento altamente nutritivo, recomendado e muito bom para a saúde, ele fornece hidratos de carbono, que proporcionam energia para o dia-a-dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom funcionamento do intestino e no controlo dos níveis de colesterol e glicose do sangue).

3 dicas para evitar que o feijão lhe cause gases

Ele é amado por muitas famílias, apreciado em diversos lugares numa vasta diversidade de pratos. Para nós Angolanos, pode ser acompanhado num calulu, mufete, numa feijoada, enfim: faz parte da ementa familiar.

Publicidade

Porém, nem sempre deixa confortável os seus consumidores, provocando reações como gases, dores de barrigas, mal-estar, vómitos ou disenteria, logo após o seu consumo.

Existem alguns truques caseiros para evitar esses incómodos deixados pelo feijão:

Deixar de molho

Coloque o feijão num recipiente com água (se for morna melhor) e duas colheres de vinagre, deixe de molho durante 12 horas. Logo pela manhã, escorra aquela água e estará pronto para cozer.

Isso ajuda a liberar uma substância tóxica chamada lectina (que provoca gases, mal-estar, vómitos e diarreia) e a deixar o feijão mais mole e fácil de cozer.

Dar fervura

Quando colocar o feijão no lume, deixe que tenha a sua primeira fervura e verá uma coloração amarela na água. Quando isso acontecer retire do lume, escorra aquela água e coloque outra. Assim poderá dar sequência ao processo de cozedura do feijão à vontade.

Não comer a casca do feijão

Para comer feijão sem se preocupar com os gases que ele causa, pode evitar comer a casca do grão, deixando-o cozer até ao ponto de desfazer-se na panela, coe e servia-se apenas do seu caldo numa sopa. Esta opção é óptima para as sopas dos mais novinhos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

3 dicas para evitar que o feijão lhe cause gases
Publicidade
Publicidade