Publicidade

Retenção de líquidos ou inchaço?

Publicidade

A retenção de líquidos é a acumulação de líquidos dos tecidos do organismo e nas mulheres pode surgir devido a alterações hormonais na gravidez ou TPM.

Retenção de líquidos ou inchaço?

Algumas das suas causas podem ser derivadas do consumo excessivo de sal, ficar muito tempo parado na mesma posição, pouca ingestão de água ou líquidos claros (água e chás), alterações no funcionamento da tiróide ou falta de actividade física regular, que causa sintomas como inchaço nas pernas, mãos ou abdómen, aumento de peso, etc.

Publicidade

Em alguns casos a retenção de líquidos pode ser aliviada com algumas medidas simples, como elevar as pernas ao ar ou fazer alguns alongamentos com os braços. Porém, é necessário ter bastante atenção aos seus sintomas pois nem sempre se trata de uma simples retenção, podem ser sintomas de outras enfermidades como a diabetes, pressão alta, insuficiência hepática ou renal, por isso o mais adequado é procurar acompanhamento médico.

Apesar de tudo, a retenção de líquidos é um problema bastante comum e uma das formas mais eficazes de combatê-la também pode ser através da alimentação.

Busque fazer o uso destes alimentos:

Beterraba – é um vegetal rico em vitamina C, carotenóides, compostos fenólicos e flavonóides. A combinação de potássio e magnésio é uma substância rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias.

Ananás – ele ajuda o sistema digestivo e urinário a funcionar melhor, eliminando de forma rápida as toxinas.

Espargos – são conhecidos pelo seu poder de purificação devido às suas propriedades diuréticas e drenantes que ajudam a eliminar o excesso de toxinas do corpo, têm uma composição de 92,8% de água.

Cenoura – tem grande poder diurético graças ao estímulo que causa ao metabolismo com a acção de minerais como silício e potássio.

Pepino – contém bastante água e é altamente diurético, ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo.

Pêra – ela contém 86,7% de água, ou seja, também pode ajudar a melhorar a função diurética e prevenir a retenção de líquidos.

Casos de retenção de líquidos na gravidez:

É necessário entender que o inchaço é uma reacção bastante normal durante a gravidez devido às alterações hormonais que acontecem nessa fase, é comum no 2ª e no final do 3ª período da gestação, fases em que a mulher se sente mais cansada e sem disposição para caminhar ou praticar exercícios.

Mais medidas que podem ser tomadas:

  • Reduzir o consumo de sal, refrigerantes, café;
  • Tomar bastantes chás;
  • Beber no mínimo 3 litros de água por dia;
  • Praticar alguma actividade física;
  • Evitar estar durante muito tempo na mesma posição;
  • Consumir bastantes frutas;
  • Usar meias elásticas nas pernas antes de se levantar da cama.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Retenção de líquidos ou inchaço?
Publicidade
Publicidade