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4 exercícios básicos para ter controlo sobre a sua mente e mudar os seus hábitos

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Conheça a sua mente e liberte-se dos pensamentos destrutivos!

4 exercícios básicos para ter controlo sobre a sua mente e mudar os seus hábitos

Tempos difíceis, carregados de pensamentos e energias negativas: acaba por ser compreensível que com tudo isso tenha desenvolvido novos hábitos, talvez não muito construtivos, para a sua saúde mental. Se calhar já são hábitos antigos que se tornaram mais presentes com o distanciamento social. É necessário ter consciência de que estes hábitos são prejudiciais não só para si, mas para aqueles que fazem parte do seu meio social.

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Eles podem começar inicialmente por se desassociar das pessoas de forma básica, no uso excessivo do telemóvel, passar muitas horas à frente da TV, acumulação de trabalho, abuso do álcool ou um apetite excessivo. 

Talvez se identifique com algum desses hábitos mencionados, ou talvez não. O controlo da mente é uma necessidade a ser levada em grande consideração, pois quem tem controlo da sua mente tem o controlo total sobre a sua vida e as suas acções.

Faça coisas novas

Às vezes é necessário assumir novos desafios e desbloquear outros campos desconhecidos da nossa mente que podem ser bem surpreendentes.

Já tentou escrever com a outra mão ou contar de trás para a frente?

Parece ser algo tão simples, mas é um estímulo mental, isso ajuda a ser curioso e estar disposto a tomar atitudes diferentes, o que é um papel importante na formação de memórias. As pessoas, quando expostas a novidades consideradas interessantes, liberam dopamina no cérebro, o que aumenta a atenção dada às informações, além de estimular os neurónios.  

Nem sempre será necessário fazer grandes exercícios para estimular a sua mente a novas experiências! Pode começar por uma mudança no seu caminho para casa, experimentar um prato diferente, fazer um jogo de palavras cruzadas, colorir um caderno ou até experimentar cantar bastante, ainda que não tenha uma linda voz (afinal, “quem canta, seus males espanta”).

Pratique exercícios

Não se limite apenas a trabalhar a mente, o nosso corpo também precisa de estímulo, através da prática de exercícios aeróbicos como corrida, dança, natação ou ciclismo, que também melhoram a cognição. Se puder fazer entre uma a duas vezes na semana, a prática de exercícios servirá de grande ajuda.

Faça mudanças em casa

Tente mudar os seus móveis de lugar ou livrar-se daqueles indesejáveis, isso poderá dar uma autoestima diferente ao seu lar e a si. Compre uma planta e dê mais vida ao seu interior cuidando dela. Isso também poderá estimular a sua mente de uma forma bem diferente.

Exercite a sua imaginação

Passe numa loja de materiais e compre plasticina, caixinhas de cores, um caderno de pintar e trabalhe a sua mente. Não precisa de ser perfeito, tudo o que você precisa é de usar a sua imaginação e sentir-se livre para colorir e dar forma aos seus pensamentos mais simples e profundos.

Às vezes é necessário deixar livre a criança que vive no nosso interior, pois só ela nos ajudará a encarar as dificuldades de uma forma bem mais criativa. Exercer a criatividade é fundamental para a inteligência. 

Por isso, sempre que possível, tire um tempo para ser criança, participe de uma brincadeira com as suas crianças, recrie brincadeiras antigas ou actividades que estimulem a sua mente e a dos seus.

Fortaleça a sua fonte de captação

A fonte de captação é a função que usará para ler este pequeno texto extraindo tudo o que aqui foi dito, criar uma conclusão final e implementá-la de alguma forma no seu dia-a-dia. Isso servirá de mais valia no seu quotidiano se sentir que de alguma forma a sua mente tem sido muito limitada.

Uma forma de estimulá-la também é através de brincadeiras mentais: diga em voz alta os dias da semana e os meses do ano e repita depois de trás para a frente. Ou diga o alfabeto ao contrário. Assim, pode turbinar a sua capacidade de conservar, em estado activo, as informações relevantes no momento.

A mente funciona como um músculo: não pode parar de ser exercitada e precisa de ser desafiada sempre.

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4 exercícios básicos para ter controlo sobre a sua mente e mudar os seus hábitos
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