Publicidade

10 sinais de que tem consumido pouca água

Publicidade

Você tem consumido água todos os dias? Entende-se que seja difícil ganhar o hábito, mas é um bem necessário para a sua saúde.

10 sinais de que tem consumido pouca água

Saiba quais os benefícios da água, afinal de contas ela garante a vida de todo ser vivo.

Publicidade

A água é importante para todas as funções corporais: ajuda na boa circulação sanguínea, digestão, a manter os músculos, ossos e pele, regula a temperatura corporal, mantendo o corpo hidratado e muito mais.

Quando o nosso organismo precisa de água, existem sinais que o nosso corpo envia, aos quais devemos estar atentos.

Identifique os seus sintomas e mude a sua rotina:

Dor de cabeça – a desidratação pode trazer diversos sintomas, como a dor de cabeça tensional, provocada pela dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Cansaço e mau humor – a água mantém a temperatura do corpo, na falta dela, desacelera a acção enzimática, causando cansaço, desânimo e mau humor.

Inchaço – a retenção de líquidos, que normalmente é o que faz com que nos sintamos inchados, é ocasionada pelo excesso de sódio e falta de água no organismo.

Boca seca – se sente sede é porque está desidratado. Então não espere sentir uma vontade enorme de beber água para se hidratar.

Dor nas articulações – a água está presente num fluido encontrado nas articulações e funciona como lubrificante. Com a desidratação, surgem dores muito fortes ou repetitivas.

Fome – às vezes, julgada como “gula”, a fome fora de horas pode ser na verdade desidratação. O hipotálamo, área localizada no cérebro, manda a informação de que o organismo precisa de ser hidratado, só que dificilmente reconhecemos a sensação, principalmente se não temos o costume de beber água.

Pele seca – Pele seca, quase áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, urina escura demais, são sintomas visíveis que precisa urgentemente de água. Ela é quem lubrifica a mucosa da boca e garganta, ajuda a eliminar impurezas, tanto no suor como na urina. Hidrata a pele e deixa-a com um aspecto saudável.

Prisão de ventre – A desidratação faz o metabolismo trabalhar de forma mais lenta. Por isso, se sentir que tem tido dificuldades para evacuar, pode muito bem ser por falta de água no seu organismo.

Metabolismo lento – A desidratação faz o metabolismo trabalhar de forma mais lenta. Por isso, se estiver de dieta e mesmo assim demora muito para emagrecer, pode ser falta de água!

Se quiser ver os seus benefícios, consuma no mínimo 2 litros de água por dia, eles não podem ser substituídos por chás, sumos, refrigerantes ou cerveja.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

10 sinais de que tem consumido pouca água
Publicidade
Publicidade