Publicidade

Caspas: Como livrar-se delas?

Publicidade

Aquela comichão horrível que tem na cabeça pode ser caspa. Dermatite seborreica é o nome científico da caspa, uma inflamação acompanhada de substâncias esbranquiçadas e por vezes um pouco amareladas e descamadas que podem causar bastante comichão, manchas vermelhas, irritação e feridas no couro cabeludo, afectando directamente o bem-estar e a saúde de todos os que apresentam esta patologia.

Caspas: Como livrar-se delas?

A caspa é uma doença associada à falta de higiene (mas não é necessariamente assim). Existem dois tipos de caspa: caspa seca e caspa oleosa. Ela pode aparecer principalmente onde a pele tem mais tendência à oleosidade como: couro cabeludo; sobrancelhas; pálpebras; vincos do nariz; lábios; atrás e dentro das orelhas e tórax.

Publicidade

Para evitar as caspas é importante:

  • Lavar o cabelo 2 ou 3 vezes por semana com um shampoo suave ou com shampoos com activos sebo-reguladores, como piroctona olamina e ácido salicílico na sua composição;
  • Enxague os fios com água morna ou fria;
  • Evite situações de stress e ansiedade;
  • Evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo;
  • Aplique o condicionador e máscaras de hidratação apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo;
  • Evite o uso frequente de chapéus ou bonés.

É importante ressaltar que esta é uma doença crónica, ou seja, não tem cura. A notícia boa é que tem tratamento com o uso de dermo-cosméticos e outros medicamentos. Para quem tem a doença é aconselhável primeiramente consultar um dermatologista para casos iniciais ou mais extremos. E para as pessoas que queiram acabar com ela, usem o shampoo anti-caspa, lavem o cabelo em dias alternados, e sob orientação médica, podem ser tratados com remédios orais.

No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ser feitos em casa como: vinagre ou limão, gel de babosa, sumo de limão, óleo de coco, mel e aspirina, pois ajudam a controlar a oleosidade e o excesso de fungos, combatendo a caspa.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Caspas: Como livrar-se delas?
Publicidade
Publicidade