Publicidade

Conheça as vantagens e desvantagens do uso de suplementos alimentares

Publicidade

A busca pela boa nutrição e resistência é constante quando se deseja um certo ganho de massa muscular, resistência desportiva, um corpo atlético, etc. Muitas mulheres e homens actualmente fazem uso de suplementos para resultados rápidos naquilo em que têm trabalhado (um corpo perfeito) algumas vezes até sem indicações medicas.

Conheça as vantagens e desvantagens do uso de suplementos alimentares

Suplemento é um conjunto de substâncias (vitaminas, minerais ou outros nutrientes) que servem para complementar a sua dieta quando a ingestão natural desses componentes no dia-a-dia é insuficiente. Para pessoas que praticam actividades física, o uso de suplementos torna-se inevitável, já que o organismo não consegue produzir tudo o que ele precisa em pouco tempo.

Publicidade

Antes de tudo, os suplementos nunca devem substituir uma alimentação variada e equilibrada e devem sempre ser recomendados por um especialista. Uma alimentação completa e variada pode ser suficiente para alcançar as necessidades energéticas e nutricionais, bem como os objectivos de saúde, físicos e de performance.

“A suplementação depende sempre da pessoa, da idade, do tipo e intensidade de exercício físico que pratica e dos seus objectivos de treino. É importante adequar o tipo de suplementação, bem como a dose a tomar, a cada caso, de forma a que a saúde nunca seja comprometida.”

Os denominados “suplementos ergogénicos” têm o objectivo de potenciar o rendimento desportivo, podendo, assim, contribuir para retardar a fadiga, fornecer energia e melhorar a composição corporal.

Os chamados “suplementos médicos”, que incluem multivitamínicos e multiminerais, apenas melhoram o rendimento desportivo quando os tomados para corrigir um défice nutricional específico não colmatado unicamente com a alimentação.

Vantagens do uso de suplementos:

  • Ganho de massa muscular;
  • Energia;
  • Perda de gordura;
  • Aumento na oxidação dos ácidos graxos;
  • Aumento da resistência;
  • Melhoria do sistema imunológico.

Quem não pode fazer o uso de suplementos?

Os suplementos ergogénicos, vulgarmente conhecidos como suplementos desportivos, não devem ser tomados por crianças ou mulheres grávidas ou a amamentar, devido à falta de estudos que comprovem a segurança da sua utilização nestas populações.

Os suplementos alimentares são de venda livre, não necessitam de receita médica e estão acessíveis a qualquer pessoa, o que não significa que todos devam tomar ou que o seu uso dispense uma avaliação nutricional ou médica. Antes de decidir usar qualquer tipo de suplementação consulte um nutricionista, de forma a perceber se é realmente necessária ou se a sua alimentação é suficiente para fazer face às suas necessidades nutricionais e objectivos de treino.

Perigos associados

Tomar doses de suplementos superiores ao recomendado pode ser prejudicial ao organismo devido à potencial toxicidade ou possíveis interacções adversas entre nutrientes.

O uso abusivo de suplementação pode pôr em risco o metabolismo ósseo, renal e hepático, pelo que os suplementos nunca devem ser tomados de forma leviana, apesar de serem de fácil acesso. Nunca deixe de consultar um profissional de saúde e lembre-se que o suplemento adequado para o seu colega, amigo ou familiar pode não ser o mais indicado para si.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça as vantagens e desvantagens do uso de suplementos alimentares
Publicidade
Publicidade