Publicidade

Outubro Rosa: O papel da alimentação na prevenção da doença

Publicidade

Manter uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde e para a prevenção de doenças como: obesidade, hipertensão e diabetes e até diferentes tipos de cancro, incluindo o cancro da mama.

Outubro Rosa: O papel da alimentação na prevenção da doença

O cancro da mama é uma doença passível de prevenção e a alimentação tem uma expressiva participação neste processo, pois uma alimentação adequada e saudável tem como base os alimentos in natura e os minimamente processados. Eles são as nossas principais fontes de energia e nutrientes, que garantem o bom funcionamento do organismo.

Publicidade

Segundo o Instituto Nacional do Cancro (INCA), entre 80% e 90% dos casos de cancro estão associados a causas externas, os quadros hereditários correspondem a apenas 5% a 10% de todos os casos. O que significa dizer que as mudanças provocadas no meio ambiente pelo ser humano, os hábitos e os estilos de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de doença. Quem passa pelo tratamento contra o cancro vivencia alguns efeitos colaterais que podem ser suavizados com alimentos estratégicos, conforme o INCA orienta.

Além da alimentação, existem ainda algumas orientações gerais que incluem:

  • Fazer de 5 a 6 refeições, de 3 em 3 horas;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  • Beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia;
  • Reduzir o consumo de sal, gorduras, fritos, enchidos, temperos prontos, leite integral e evitar o uso de bebidas alcoólicas.

O uso de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o cancro, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Segundo o Instituto, estes alimentos têm o poder de inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células e de reparar o DNA danificado quando a agressão já começou.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Outubro Rosa: O papel da alimentação na prevenção da doença
Publicidade
Publicidade