Publicidade

Como tratar as estrias?

Publicidade

Para muitos, ela é entendida como falta de cuidados, mas não é de todo verdade.

Como tratar as estrias?

As estrias são cicatrizes formadas devido a um rompimento do colagénio na superfície da pele. Normalmente, elas aparecem em áreas propensas à distensão da pele, como o interior dos braços e coxas.

Publicidade

Para tirar as estrias, pode recorrer-se a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento.

O seu tratamento parte da identificação da cor da estria, cada uma tem um tratamento diferente consoante a cor. Elas podem ser vermelhas, roxas ou brancas. 

As estrias vermelhas apresentam esta cor devido ao rompimento dos capilares sanguíneos e ainda podem ser tratadas, pois a sua capacidade de regeneração é grande. As estrias roxas estão numa fase intermediária, mas ainda são mais fáceis de solucionar. Já as estrias brancas apresentam esta cor porque já não recebem a devida irrigação sanguínea naquele local específico, sendo mesmo uma cicatriz que se forma na pele, o que indica que a capacidade de regeneração da pele neste ponto é muito menor.

O que causa as estrias?

As estrias geralmente surgem durante a gravidez porque a pele estica muito e ainda há a actuação da hormona elastina, que relaxa os ligamentos, tendões, e também a pele, podendo deixá-la mais frágil e flácida. Outros momentos que também favorecem a formação de estrias são a adolescência; após engordar muito rápido; após/ durante o uso de corticóides, porque esse tipo de remédio também reduz a quantidade de colagénio, que dá firmeza e sustentação à pele.

As estrias aparecem quando a pele precisa de se esticar muito e de forma muito rápida, mas geralmente surgem nas seguintes áreas:

  • Barriga;
  • Seios;
  • Atrás ou ao lado dos braços;
  • Nádegas;
  • Coxas.

Para se evitar, é aconselhável evitar ganhar muito peso e manter a pele hidratada.

As mulheres grávidas rapidamente ficam com estrias. No entanto, quando a mulher não engorda muito rápido na gestação e tem o cuidado de aplicar cremes e óleos diariamente na sua pele, o risco de ter estrias é menor.

Os cremes para estrias são mais eficazes nas estrias novas, que são as vermelhas ou roxas. Nesse caso o creme deve conter Q10 ou ter efeito tensor.

Deve aplicar o creme com uma massagem local todos os dias depois do banho e pode ser reaplicado várias vezes por dia. Esse mesmo tipo de creme pode ser usado para prevenir o aparecimento de novas estrias nas áreas mais afectadas supra mencionadas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Como tratar as estrias?
Publicidade
Publicidade