Publicidade

Benefícios do arroz para o rosto e cabelo

Publicidade

Este é um dos grandes segredos orientais para conservar uma pele perfeita, reluzente e cabelos longos e sedosos. Sendo um povo muito dado ao natural, já foram levantadas várias questões sobre as suas receitas milagrosas e sobre os segredos para atingir este potencial estético invejável.

E a busca por receitas caseiras como auxílio na beleza tem vindo a crescer a cada dia. Rotinas de skincare orientais, máscaras e esfoliantes faciais feitos com produtos naturais são dos assuntos mais populares.

Entre eles, está uma receita utilizada há séculos por mulheres Chinesas, Japonesas e do sul Asiático: água de arroz fermentada.

O procedimento, que consiste em deixar o arroz de molho por pelo menos 24 horas, promete libertar componentes na água que ajudam a diminuir manchas na pele, espinhas e que deixam as madeixas mais longas e hidratadas.Por conter propriedades como aminoácidos, vitamina E e antioxidantes, a água de arroz ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

“Os aminoácidos são factores de hidratação natural (NMF) importantes no estrato córneo, que é a camada mais superficial da pele”, conta Simone Neri, médica dermatologista.

Muitas mulheres, principalmente as que estão em transição capilar, procuram maneiras de fazer o cabelo crescer de forma acelerada. O chamado “cronograma capilar” consiste numa rotina semanal de nutrição, hidratação e reconstrução do cabelo.

Benefícios da água de arroz para pele e cabelo:

  • Reduz espinhas;
  • Diminui os poros;
  • Reduz a oleosidade;
  • Diminui manchas;
  • Alivia a dermatite;
  • Diminui a queda de cabelo;
  • Acelera o crescimento capilar;
  • Fortalece os fios;
  • Diminui a humidade.

Além desses benefícios, a água de arroz também pode ser nutritiva para as unhas. As vitaminas do complexo B presentes nela são importantes também para os anexos (unhas e cabelos) e eles individualmente e na concentração adequada podem trazer benefícios.

Como usar água de arroz no cabelo

Após lavar os cabelos com shampoo, aplique a água de arroz por todo o couro cabeludo, massageando bem com as pontas do dedo. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e enxágue com água morna. Finalize normalmente.

Repita o método com um intervalo de pelo menos uma semana. Lembre-se que cada cabelo possui as suas próprias características, então não se esqueça de hidratar os fios como de costume. 

Como usar água de arroz na pele?

Com a pele limpa, utilize um algodão ou um spray aplique a água de arroz em todo o rosto, massageando gentilmente. Deixe secar naturalmente. Repita o procedimento duas vezes por semana. As propriedades da água vão garantir uma pele mais firme, menos oleosa, hidratada e livre de espinhas!

Por quanto tempo a água de arroz pode ser conservada?

O recomendado é que a quantidade não utilizada da água seja mantida no frigorífico por até uma semana. Tape bem o recipiente, para que o cheiro da fermentação não se espalhe. 

Contra-indicações               

Não há contra-indicações para o uso da água de arroz. Porém, pessoas com o couro cabeludo naturalmente mais seco podem sentir um ressecamento considerável. Por isso, não é recomendado o uso da água de arroz mais de uma vez por semana em qualquer tipo de cabelo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Benefícios do arroz para o rosto e cabelo
Publicidade
Publicidade