Publicidade

Terapias alternativas: entenda e pratique

Publicidade

Terapias alternativas são todos os métodos de tratamento que não constam na forma do tratamento médico convencional. Elas actuam no corpo e na mente, ou seja, servem como complementos para pessoas com quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.

Terapias alternativas: entenda e pratique

Existem dezenas de terapias alternativas e apesar de serem reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de práticas de atenção à saúde mas não são reconhecidas pela comunidade médica.

Publicidade

As terapias possuem muitos benefícios, dentre eles: ajudam a combater o stress; diminuem os riscos de ansiedade e depressão; combatem dores localizadas; ajudam a entender e melhorar aspectos comportamentais e dão mais tranquilidade a quem pratica.

Conheça algumas terapias alternativas:

Acupunctura: A técnica consiste na inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo. No tratamento do stress, a acupunctura promove um efeito calmante, relaxante e energético para que o organismo volte ao seu perfeito equilíbrio.

Reflexologia: Esta técnica baseiam-se nos reflexos, considerando que as extremidades nervosas dos pés, das mãos e das faces correspondem a órgãos do corpo humano. É sobretudo preventiva, mas também utilizada para melhorar a circulação sanguínea. Esta técnica estimula também a comunicação nervosa, funcionando como calmante a nível do cérebro.

Agulhamento seco: É considerado um tratamento intervencionista minimamente invasivo no qual agulhas muito finas – as mesmas utilizadas na acupunctura – são inseridas na pele do paciente para desactivar pontos-gatilho ou pontos dolorosos, com o objectivo de promover relaxamento muscular.

Visagismo: É a forma de expressão estética de cada pessoa. Consiste na combinação que a pessoa tem com o seu passado e com o que deseja expressar actualmente, sucedendo com um corte de cabelo.

Aromaterapia: É um dos tipos de terapias alternativas que utiliza óleos essenciais para combater o stress.

Homeopatia: O tratamento da homeopatia é realizado com medicamentos naturais e diluídos, capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Biopunctura: É realizada através da injecção de produtos biológicos, sendo a maioria derivados de plantas. Esse é um dos tipos de terapias alternativas que buscam promover a cura dos desequilíbrios provocados pelo stress, como inflamações e baixa capacidade do sistema imunológico.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Terapias alternativas: entenda e pratique
Publicidade
Publicidade