Publicidade

Truques simples para recuperar o olfacto após uma obstrução nasal

Publicidade

Obstruções nasais podem ser muito complicadas – mesmo após estar livre de todo o muco nasal, algumas sequelas podem ficar, como a perda do olfacto.

Truques simples para recuperar o olfacto após uma obstrução nasal

A perda do sentido do olfacto pode ser vivida após a infecção por rinite alérgica, sinusite, constipação ou num dos piores casos, com a SARS-CoV-2, que causa a anosmia.

Publicidade

A anosmia (perda do olfacto por completo) e a parosmia (distorção do sentido do olfacto) são alguns dos sintomas mais comuns destas infecções e podem até interferir na capacidade que temos de saborear os alimentos. A boa notícia é que há técnicas para recuperar este sentido. 

“Num dos piores casos, que é o da COVID, 65% das pessoas infectadas com o vírus tiveram alterações no paladar ou no olfacto. As perdas olfactivas a longo prazo acontecem porque, durante a infecção, o vírus penetra no bulbo olfatório, a zona do cérebro responsável pelo reconhecimento dos cheiros.”

Para reverter esta situação, os médicos recomendam o treino olfactivo, uma técnica simples que deve ser realizada duas vezes por dia, durante pelo menos três meses.

Acompanhe abaixo os passos que deve dar:

Comece por preparar o ‘kit’. Introduza pó de café, mel, cravo, vinagre balsâmico, essência de baunilha, sumo de tangerina e pasta de dentes em frascos de vidro.

Duas vezes por dia, cheire cada um dos frascos durante 10 segundos. Faça intervalos de cerca de 15 segundos entre um frasco e outro.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Truques simples para recuperar o olfacto após uma obstrução nasal
Publicidade
Publicidade