Publicidade

Mitos e verdades sobre o cancro da próstata

Publicidade

É a doença mais comum entre os homens, especialmente após os 50 anos de idade. Nos casos mais avançados pode causar alguns sintomas como dificuldade para urinar, sensação constante de bexiga cheia e dor nos ossos.

Mitos e verdades sobre o cancro da próstata

Ainda durante o Novembro Azul, a Chocolate trouxe para si mitos e verdades sobre o cancro da próstata. Este cancro ainda é visto com muitos tabus, o que muitas vezes acaba por dificultar o seu rastreio.

Publicidade

Atente a estes mitos e verdades sobre a doença:

Verdade: O exame de toque rectal é mesmo necessário. Através dele é possível detectar qualquer alteração na próstata, mesmo que os valores de PSA no sangue estejam correctos. O ideal é que se façam sempre pelo menos os dois exames em conjunto para tentar identificar o cancro.

Mito: Ter próstata aumentada é o mesmo que cancro. O aumento da próstata também pode surgir noutros problemas mais comuns da próstata, especialmente nos casos de hiperplasia prostática benigna.

Verdade: Histórico de cancro na família aumenta o risco. Segundo estudos, ter um familiar de 1º grau, como pai ou irmão, com histórico de cancro da próstata aumenta até duas vezes as chances do homem desenvolver o mesmo tipo de cancro.

Mito: Fazer uma vasectomia aumenta o risco de cancro. A relação entre a realização da cirurgia de vasectomia e o desenvolvimento de cancro não foi estabelecida. Dessa forma, a vasectomia é considerada segura, não existindo qualquer fundamentação de que aumenta o risco de cancro da próstata.

Verdade: O cancro de próstata tem cura. Embora nem todos os casos de cancro da próstata possam ser curados, a verdade é que este é um tipo de cancro que tem uma elevada taxa de cura, principalmente quando é identificado na sua fase mais inicial e está a afectar apenas a próstata.

Mito: O tratamento do cancro causa sempre impotência. O que acontece é que nos casos mais avançados é a cirurgia é maior e é preciso remover uma próstata muito aumentada, o que eleva o risco de serem atingidos nervos importantes relacionados com a manutenção da erecção.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Mitos e verdades sobre o cancro da próstata
Publicidade
Publicidade