Publicidade

Umectação capilar e os seus benefícios

Publicidade

A umectação capilar é um tratamento simples às base de óleos, que pode ser feito em casa, é bastante eficaz para a hidratação, fortalecimento e brilho dos seus cabelos. Esse tratamento é bastante usado e serve para todos os fios de cabelo.

Umectação capilar e os seus benefícios

O nome umectação vem da actividade de humedecer os fios, trazendo-lhes vida e deixando-os com um aspecto brilhante. Não se preocupeporque não trará oleosidade aos seus fios. Essa técnica é aconselhada para qualquer tipo de fio, mas será preciso cuidar da medida ideal, usando o produto certo e na frequência certa, pois cada cabelo tem necessidades específicas.

Publicidade

Os fios perdem nutrientes

Os cabelos concentram óleos na raiz, por isso é preciso penteá-los com frequência para levar esse óleo natural até às pontas. É normal que cabelos cacheados sofram mais para receber esse óleo natural no alongamento dos fios, por serem enrolados naturalmente. Além disso, o tratamentoé indicado tambémpara cabelos que passaram por processos químicos, pois eles acabam por perder a hidratação e maciez devido à agressividade dos componentes químicos. Nestes casos, geralmente é bom optar por um tratamento extra.

Para que serve a umectação?

O seu principal objectivo é dar vida ao seu cabelo, deixando-o leve, saudável e repondo os nutrientes necessários, sem precisar de cortar os fios ou as pontas. Com a umectação os fios ganham independência e practicidade, excluindo a necessidade de usar cremes, toucas ou fazer tratamentos caros.

Benefícios da umectação

Com poucas aplicações já é possível ver resultados, como o aumento da maciez, aspecto mais brilhante, sem qualquer ressecamento ou fio quebradiço. Como os nutrientes são repostos, eles voltam a agir em todo o comprimento, até mesmo nas pontas dos fios, já mortas, o que traz fortalecimento, reduz o frizz e deixa os seus cabelos bem mais bonitos.

Que óleos usar?

É necessário escolher o óleo certo para o seu cabelo, sendo assim, faça um teste usando um óleo apenas nas pontas e veja se terá resultados positivos já em 2-3 aplicações de tratamento. Existem óleos vegetais que são os preferidos das mulheres que têm cabelo crespos, como:

Óleo de coco: é muito usado nesse processo de hidratação.

Óleo de argão: rico em vitaminas A e D, fornecendo tratamento e fortalecimento para a fibra capilar.

Óleo de rícino: escolha ideal para quem quer combater também a caspa, pode ser aplicado em todo o cabelo, lembrando sempre de massagear o couro cabeludo.

Como aplicar

Nunca passe o óleo no couro cabeludo, aplique do meio dos fios até as pontas. Pode aplicar uma quantidade intensa de 10-15 borrifadas para cabelos longos, e 5 a 10 borrifadas para cabelos curtos/médios. Use sempre os produtos com o cabelo seco e de preferência antes de dormir, assim o efeito será aperfeiçoado durante toda a noite. No dia seguinte, poderá lavar o cabelo normalmente. Para um acabamento melhor, use sempre protectores térmicos antes de secadores e chapinhas, assim protegerá os fios e os nutrientes serão repostos.

Quantas vezes devo usar?

A frequência indicada é sempre um dia antes de lavar os cabelos. Aplique com o cabelo seco e sujo, escove bem os fios, deixando o produto espalharem-se ao longo dos cabelos.

Porém, para cabelos bem secos e quebradiços, após uso incorrecto de componentes químicos indica-se uso diário nas pontas, para evitar o corte e redução do comprimento.

O óleo pode ser usado também com os cabelos limpos e secos após uso de secador nas pontas, trazendo reparação nos fios quebradiços. Antes de dormir poderá diariamente retocar o óleo nas pontas dos fios com 3 a 5 borrifadas, escovando todo o cabelo e dormindo com ele solto, evitando assim pontas duplas e quebradiças.

Não tenha medo de usar, porém, escolha o tipo certo para o seu cabelo e necessidades. Cuidado para que o óleo não tenha contacto com a raiz do cabelo, evitando capas e oleosidade no couro cabeludo. O resultado de maciez, brilho, hidratação, diminuição do frizz e reposição de nutrientes serão visto em poucos dias!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Umectação capilar e os seus benefícios
Publicidade
Publicidade